Marketing e vendas: entenda a importância de ter uma equipe motivada

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Como você vai trabalhar todos os dias? Animado, empolgado em produzir e engajado com as metas da sua empresa ou desmotivado, pensando no filme de super-herói no cinema ou em sair mais cedo para um happy hour com os amigos?

A resposta para essas perguntas pode ter um impacto que você nem imagina. E é justamente isso que as palestras de motivação tentam influenciar quando são realizadas.

O fato é que um trabalhador mais motivado e engajado com a empresa representa um ativo muito poderoso para a companhia, principalmente quando se trata de profissionais de marketing.

Por isso, é importante contar com técnicas motivacionais que ajudam a manter um alto nível de engajamento e motivação entre os funcionários. Uma das estratégias mais eficazes nesse caso são as palestras, especialmente aquelas ministradas por profissionais especializados.

Quer saber mais sobre o impacto positivo que uma palestra de motivação pode ter na sua empresa? Então siga a leitura!

8 em cada 10 funcionários relatam que trabalhariam mais se fossem mais motivados

Em uma pesquisa da Blackhawk Network, 77% dos trabalhadores (ou seja, 8 em cada 10 funcionários) responderam que trabalhariam melhor se fosse mais motivados e reconhecidos pelas suas empresas.

O que esses funcionários estão falando (e repare que é uma porcentagem altíssima, o que denota um problema claramente global) é que eles não se sentem com um propósito de carreira.

De fato, realizar a mesma função todos os dias sem um propósito maior é frustrante. Você conseguiria? Realizar a mesma tarefa todos os dias, sem nenhum tipo de engajamento ou motivação? É uma tortura.

É uma tortura que quebra a produtividade e vontade de trabalhar das pessoas. Não é à toa, portanto, que tanta gente comece a semana odiando a segunda-feira. Afinal, devem voltar para o espaço em que não querem estar.

Por isso é essencial a presença de palestras de motivação que ajudem a engajar os trabalhadores nos objetivos da empresa. Além de mais felizes, eles também trabalharão com mais empenho.

3 em cada 4 funcionários estariam dispostos a trocar de trabalho agora mesmo

Sua empresa tem algum planejamento de retenção de talentos? O que a sua companhia faria se, hoje mesmo, os melhores trabalhadores do seu time fossem embora?

Essa é uma pergunta que gela a espinha de qualquer gestor. Afinal, ninguém quer nem pensar em perder seus principais talentos.

No entanto, esse é um cenário mais próximo do que você imagina. A mesma pesquisa da Blackhawk mostra que 75% de todos os trabalhadores consideram trocar de empresa imediatamente.

Isso mostra uma baixíssima infidelidade corporativa. Não é um absurdo: se os trabalhadores não se sentem motivados, como serão fiéis à empresa? É por isso que é importante investir em estratégias de motivação e engajamento da equipe.

40% dos clientes são fiéis a uma marca quando notam uma atitude positiva dos funcionários

Esse é um dado excelente que muito gestor ignora: 40% dos consumidores consultados em uma pesquisa internacional revelaram que mostram fidelidade à uma marca quando percebem uma atitude positiva dos funcionários.

Ou seja: quando entram em uma loja e vêem uma equipe motivada, feliz, engajada, os consumidores sentem a diferença e voltam a comprar ali para sentir isso de novo.

Por isso é importante contar com palestras de motivação que causem um impacto real na vida profissional das pessoas, uma vez que isso se transforma em lucro e mais vendas na ponta final.

Trabalhadores desmotivados custam bilhões para a economia anualmente

De acordo com a Blackhawk Network, o custo estimado que trabalhadores desmotivados na economia americana é de $300 bilhões de dólares. Exato: $300 bilhões de dólares que não são gerados anualmente por causa de uma força de trabalho desmotivada.

Sabe quanto é o PIB do Chile? $298 bilhões de dólares. Da Finlândia? $273 bilhões. Ou seja: a economia americana deixa de gerar, todos os anos, o equivalente ao PIB do Chile só por ter seus funcionários desmotivados.

Quanto sua empresa está deixando de ganhar por causa de uma equipe desmotivada? Talvez seu lucro poderia ser 10%, 15% maior? Será que o retorno não compensa o investimento em palestras de motivação, por exemplo?

Empresas com funcionários mais engajados têm lucros maiores, mais vendas, mais fidelidade de clientes e mais produtividade

Para completar o nosso bate-papo sobre a importância de impactar positivamente a equipe de trabalho, a Blackhawk pegou os indicadores de desempenho de várias empresas e cruzou com os relatos de motivação dos seus funcionários.

Empresas que tem uma equipe mais motivada do que a média do mercado registram lucros 27% maiores, 50% mais vendas, 50% mais clientes fiéis e uma produtividade 38% maior do que as companhias com motivação abaixo da média.

Ou seja: é inegável que causar um impacto positivo nas pessoas se traduz em ganhos de produtividade e financeiros para as empresas. Pessoas mais felizes são funcionários que engajam mais com a companhia.

Por isso é importante ter um sistema de motivação em mente, que conte com palestras de motivação, planos de carreira e tantas outras ações do tipo.

E aí, o que achou dos dados citados no artigo? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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