Descubra o que são e como funcionam os links patrocinados

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No marketing digital, há uma série de estratégias com o objetivo de aumentar a conversão de um site. Muitas vezes, o tráfego até os sites é obtido de forma orgânica, que é quando os usuários chegam até ali de maneira espontânea. Mas é possível traçar planos para dar um empurrãozinho na atração de visitantes, e isso pode ser feito por meio de links patrocinados, que basicamente são os anúncios pagos que aparecem no topo das pesquisas dos mecanismos de busca.

Apesar de parecer algo recente, a primeira vez em que os links patrocinados apareceram foi no ano de 1998, que já tinha basicamente o mesmo objetivo que usamos hoje em dia. Apenas três anos depois o Google ofereceu um acordo de 300 milhões de dólares pela patente dos links patrocinados da Internet, em 2002, foi a vez do Yahoo! e em 2005, o UOL.

Atualmente, esses anúncios patrocinados são sinalizados com a palavra “anúncio”, “patrocinado” ou “pago”, e sempre estão em destaque, seja na busca do Google ou nos feeds do Instagram e do Facebook. Nas redes sociais, os links patrocinados aparecem como alternativas ou sugestões relacionadas a pesquisas feitas anteriormente pelo usuário, seja num e-commerce ou no próprio Google. Quer saber mais sobre eles? A seguir, te contaremos tudo o que você precisa saber sobre os links patrocinados!

Tipos de links patrocinados

Os formatos de links patrocinados são definidos pelos tipos de cobrança. Os valores pagos dependem do modelo de anúncio e palavra-chave escolhidos, e são separados em:

  • CPC – Custo Por Clique: O anunciante paga por cada clique que irá direcionar ao site de destino. Dessa forma, para calcular o CPC basta dividir o total investido no anúncio pelo número de cliques recebidos.
  • CPM – Custo Por Mil Impressões: Quando o anúncio atinge mil impressões, ou seja, exibições para o usuário na internet, o anunciante paga uma quantia predeterminada para cada mil impressões.
  • CPA – Custo Por Ação: No CPA, o anunciante só paga quando o usuário realiza alguma ação dentro do site, como por exemplo o download de um material, uma compra, entre outros exemplos.
  • CPV – Custo Por Visualização: É o valor pago pelo anunciante a cada vez que o anúncio for visualizado.

Por que investir em links patrocinados?

Muitas pessoas não vêem com bons olhos o uso de anúncios pagos como uma das estratégias de marketing digital, mas o fato é que os links patrocinados podem trazer muitos benefícios para o seu produto ou serviço. Algumas vantagens de criar campanhas com esses anúncios são:

  • Aumento da atração de tráfego para o seu site: O link patrocinado pode direcionar o usuário para o seu site, blog ou landing page para gerar um tráfego que dificilmente poderia ser alcançado organicamente, principalmente se tratando de novos negócios.
  • Aceleração dos resultados: As campanhas de links patrocinados são fundamentais para que você tenha visibilidade com seu público alvo, até por conta da segmentação de público ao criar seu anúncio, ou seja, da filtragem do perfil das pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer.
  • Possibilidade de investimentos flexíveis: Engana-se quem pensa que será preciso desembolsar um enorme orçamento para criar campanhas. É possível fazer anúncios com baixo ou alto investimento, ou seja, a estratégia de links patrocinados é totalmente adaptável à sua realidade.
  • Acompanhamento dos resultados em tempo real: As plataformas de anúncios permitem que você meça o desempenho das suas campanhas em tempo real. Alguns dos números que podem ser medidos são o tráfego, a taxa de conversão de leads, entre outros.

Checklist para fazer antes de criar seus anúncios pagos

Links patrocinados são uma estratégia muito democrática de marketing digital, mas nem por isso ela deve ser feita sem um plano detalhado. Antes de mais nada, é preciso analisar os custos do seu anúncio, até porque, quanto menor o valor aplicado no seu anúncio, mais os resultados podem aparecer. de forma demorada Fazer o balanço de quanto você está disposto a pagar e esperar pelo resultado dos anúncios é essencial.

Para que sua estratégia seja ainda mais eficaz, é preciso ser cuidadoso com a criação do anúncio. Ou seja, escolher as palavras-chave e os canais mais adequados para essa ação. Além disso, não se limite a criar estratégias somente para o Google. Aposte também nas redes sociais e em outros mecanismos de busca, como o Bing, por exemplo.

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Principais canais para anunciar de forma paga

Você já sabe quase tudo sobre os links patrocinados, só resta saber em quais canais você pode trabalhar, e como eles funcionam. Confira a seguir quais são os mais conhecidos e utilizados para isso:

Google Ads

Um dos principais é o Google Ads (antigamente conhecido como Google Adwords), que é a maior fonte de receita desse site de buscas. Por ali é possível fazer a segmentação de público, fazendo com que você possa criar anúncios para um público qualificado.

Esses anúncios podem ser feitos de diversas formas: Pela rede de display do Google, que é o conjunto de espaços para anunciar em blogs, portais de notícias, entre outros; pela rede de pesquisa, que é a exibição de resultados de busca por meio de palavras-chave; pelo YouTube, que permite criar campanhas antes, durante ou depois dos vídeos; e pelo Shopping, que permite que você exiba seus produtos diretamente nessa seção.

Facebook Ads

Essa plataforma aproveita a audiência da maior rede social global para fazer anúncios por meio da segmentação de público. Tudo isso para que sua página possa ter mais curtidas, que seu site tenha mais leads, entre outras estratégias. Isso pode ser feito por meio do reconhecimento da marca, pelo alcance (ou seja, levando seu anúncio para o máximo de pessoas), por envolvimento com a página, pelo tráfego (atraindo mais pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook), pelas visualizações de um vídeo, pelas informações inseridas em um cadastro ou pelas conversões no seu site.

Instagram Ads

Os anúncios do Instagram podem ser veiculados no feed ou nos stories dessa rede social. Por ser uma rede social com grande apelo visual, fotos, vídeos e carrosséis com sequências desses conteúdos são utilizados para gerar cliques, visualizações, conversões, etc. No caso de uma imagem ou vídeo, ou de um carrossel deles, há um botão com um CTA para facilitar a conversão. Já nos stories, os anúncios aparecem entre um story e outro da rede do usuário e duram de 5 a 15 segundos, podendo serem anunciados em sequência.

Linkedin Ads

Assim como a própria rede social, essa plataforma de anúncios é voltada para profissionais, e também é possível fazer uma segmentação de público. O anúncio pode ser feito com o objetivo de promover seu conteúdo para profissionais, de direcionar o usuário para o seu site ou de enviar mensagens por meio da caixa de entrada dessa rede social.

Desenvolver uma boa estratégia de anúncios patrocinados é fundamental, já que essa é uma das principais formas de anunciar na Internet. Conte com a equipe de especialistas da Yooper para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Teremos prazer em atender você!

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