Como uma agência de marketing utiliza DMP para melhorar os resultados de e-commerces?

Data Management Platform

Cada vez mais, as empresas dependem de dados para tomar decisões assertivas a fim de aumentar a conversão dos usuários. Organizar as informações permite que seja mais fácil enxergar as tendências e executar os planos de ação, sendo assim, a empresa que sabe extrair essas informações e usar os dados a seu favor, consequentemente, sai na frente.

A Data Management Platform ou simplesmente DMP, é uma plataforma de gerenciamento de dados que coleta, segmenta e ativa esses dados, e foi criada a partir da necessidade de haver uma tecnologia que pudesse, num mesmo lugar, fazer a análise das informações coletadas. Essa plataforma é fundamental para:

  • Gerar uma análise completa do usuário do seu e-commerce e, assim, maximizar o potencial dos seus dados;
  • Identificar pessoas com o perfil semelhante àquele que já acessa e converte no seu e-commerce;
  • Conhecer melhor o seu público;
  • Personalizar o conteúdo do seu e-commerce de acordo com o perfil da pessoa que irá acessá-lo;
  • Fazer a gestão de dados de campanhas e otimizá-las;
  • Rastrear o comportamento online do cliente para atrair esse cliente mais vezes ao seu site;
  • Planejar de forma mais inteligente e efetiva suas estratégias para e-commerce.

Isso tudo ocorre pelo fato de que essa plataforma utiliza dados de 1st party (como por exemplo, dados de cadastro de um usuário, dados de navegação do site, histórico de compras e outras informações sobre seu consumidor), 2nd party (dados obtidos a partir da troca de informações com outros negócios) e 3rd party (informações de comportamento de um usuário em diferentes sites), pois é a partir desses dados que um e-commerce consegue obter informações valiosas sobre clientes para assim melhorar a taxa de conversão nesse ambiente online.

Outras vantagens da DMP

Não é só na conversão que a DMP é essencial. Quando você tem informações valiosas sobre dados de comportamento, fica muito mais fácil saber quando algo foge do usual. Quando uma ação destoa do comportamento padrão, é mais simples fazer a identificação e análise para a prevenção de fraudes.

Em termos de acesso à informação, essa plataforma pode ser acessada de qualquer lugar e por diferentes pessoas, tudo por meio de um só login. Isso facilita quando mais de uma equipe precisar dessas informações, e essa expansão potencializa os resultados da empresa de uma forma geral. Além disso, dispor de uma DMP em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados é essencial, pois demonstra respeito com os consumidores e evita problemas futuros na justiça.

E, para uma estratégia mais robusta, a DMP pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras ferramentas, fazendo com que sua empresa se beneficie por usar essa tecnologia a seu favor. Com dados estruturados, seu e-commerce será orientado a dados, o que irá impulsionar os resultados positivos do seu negócio.

É chegada a hora de atingir o público exato

Você já entende o que é DMP e alguns de seus benefícios, mas como interpretar na prática um volume gigantesco de informações (big data), transformando-o para criar perfis de audiência? Contar com especialistas fará toda a diferença. O que uma agência de marketing especializada em performance como a Yooper faz é usar a DMP para identificar as fontes de dados – já que muitas empresas têm informações valiosíssimas sobre seus usuários e, muitas vezes, deixam de trabalhar esses dados para agregar valor e obter vantagem competitiva – e entender quais são os perfis estratégicos mais interessantes para o seu e-commerce.

Apesar de a DMP usar dados anônimos como IP, ID e cookies, os perfis estratégicos podem conter não só os interesses e intenções de compra, mas também as características demográficas e o estilo de vida das pessoas que acessam seu e-commerce. Feito isso, esses perfis são agrupados à outros que apresentam as mesmas características para que possam ser usados como critério de segmentação.

A Yooper faz a análise de dados robustos, medida que é crucial para a construção de personas que realmente representem os perfis de usuário do e-commerce, para assim iniciar o planejamento de estratégias apropriadas para cada um deles. Essas estratégias de marketing digital podem ser ofertas específicas, campanhas em redes sociais, conteúdos que sejam de interesse deste usuário, campanhas de remarketing, entre outras.

Após a coleta da customer data e a organização desse banco de dados, é feita a ativação e as campanhas podem ser rodadas em mecanismos de busca, portais, redes sociais, etc. Por fim, a DMP oferece dashboards completos com relatórios em tempo real, ou, dependendo do tipo de dado, com atualizações periódicas. Além disso, esses relatórios podem ser baixados em PDF ou em Excel.

Feito todo esse caminho, a comunicação com o usuário será mais eficaz, nada genérica e, dessa maneira, seu e-commerce pode reduzir pela metade a dispersão dos usuários em campanhas online, aumentando em até 3x o engajamento deles no seu negócio. Por isso, é importante contar com os profissionais de marketing digital, que têm alta expertise para ler e interpretar esses dados, criando as melhores estratégias de acordo com o seu negócio.  

Outro benefício ao contar com o respaldo de especialistas é que o investimento financeiro numa DMP é, geralmente, alto, sendo preciso dispor de uma boa infraestrutura para assegurar que todas as integrações sejam bem-sucedidas. Além disso, os profissionais da área de marketing estarão aptos a lidar com questões relacionadas a campanhas, business intelligence, uso de dados, entre outras.

Também é muito comum que solicitar um serviço consultivo de especialistas em Data Management Platform, o chamado managed service. Esse serviço possibilita que uma equipe local seja disponibilizada para prestar um atendimento mais rápido e contínuo.

E se minha empresa for B2B?

Se você possui uma empresa B2B, pode parecer impossível agrupar as informações dos consumidores e ter uma visão holística desses dados. Mas a DMP pode ser uma aliada ao fazer a centralização desses dados e enriquecê-los para identificar perfis semelhantes, extraindo insights a partir da análise desses perfis. Além disso, é possível fazer o aprimoramento das experiências do consumidor com base no perfil e entender a jornada de compra e em qual etapa cada cliente está. 

Dessa forma, se sua empresa é B2C ou B2B, ela será beneficiada com a Data Management Platform, porque possibilita que você conheça seu consumidor e ofereça experiências excelentes, aumentando a conversão para, assim, fortalecer sua marca. 

A união de tecnologia de qualidade e pessoas altamente capacitadas pode levar sua empresa a alcançar voos ainda mais altos. Por isso, conte com os especialistas da Yooper e com a DMP completa da Tail para transformar a história do seu e-commerce!

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