Além do Zuckerberg: como trabalhar outras redes sociais

Trabalhar o marketing nas redes sociais nunca foi tão acessível quanto é atualmente. As possibilidades que esses canais oferecem – seja para produtores de conteúdo que desejam expandir seus negócios ou para empresários que querem divulgar suas marcas e vender produtos pela internet – abrem um novo paradigma para o relacionamento entre empresas e consumidores. 

Mesmo com o Facebook dominando o mercado, ainda assim existem outras redes sociais que podem ser usadas na sua estratégia de marketing para social media. Cada uma permite que você atinja um público-alvo diferente que vai trazer resultados para sua empresa. 

Nos próximos parágrafos, vamos conhecê-las e aprender a usar cada uma delas da maneira correta! Acompanhe! 

Selecione a rede que você mais quer trabalhar na sua empresa:

  • Linkedin: Oportunidades de negócios no meio profissional
  • Youtube: a força do vídeo para a propagação de conteúdo relevante
  • Instagram: imagens que geram engajamento e audiência
  • Twitter: o microblog perfeito para gerar discussões
  • Whatsapp: comunicação eficiente e resultados imediatos

 

1 – Linkedin: Oportunidade de negócio no meio profissional

O potencial que existe por trás de uma das maiores redes sociais corporativas do mundo é realmente surpreendente. Infelizmente, alguns ainda acreditam que o Linkedin serve apenas para “procurar emprego” e se esquecem de que ele também pode ser usado para se aproximar de consumidores que estão abertos para fazer negócios com a sua marca. 

O fato é que o universo de possibilidades que esta rede social oferece é mais amplo do que você possa imaginar! Eis algumas ações que você pode fazer a partir de agora nela:

 

Construir um perfil profissional

Dedique algum tempo para trabalhar no perfil profissional da sua empresa. Escolha uma foto para sua marca, digite seu nome e elabore uma descrição sobre o que você faz. Conte a história da sua empresa na aba “sobre” e não se esqueça de preencher os campos de “site”, “setor”, “tamanho da empresa”, “sede”, “tipo” e “data de fundação”. 

Todas essas informações vão te ajudar a posicionar o seu negócio de forma profissional na rede e construir sua autoridade e relevância no mercado. Os visitantes da sua página vão lê-la e perceber que a sua empresa possui um propósito definido e está aberta para novos clientes e parcerias. 

Lembre-se de que o LinkedIn é a voz da sua organização no seu círculo profissional e é nele que você vai encontrar leads qualificados, isto é, pessoas que estão dispostas a interagir com a sua marca e fazer negócios com você.

 

Invista nos seus relacionamentos 

A partir do momento em que você interage com a sua rede de contatos e procura se aproximar das pessoas que serão fundamentais para o seu crescimento, você está investindo no aumento da percepção que os outros têm da sua empresa. 

Comece fazendo um filtro no seu target, isto é, no seu público-alvo, pois ele se encaixe no perfil de cliente que você deseja atrair para a sua loja virtual ou empresa prestadora de serviços. Isso vai ajudar você a focar em perfis relevantes para o seu negócio.

 

Aposte nas ferramentas certas 

Hoje existem ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa de se aproximar do seu público. Uma delas é o Linkedin Sales Navigator. Ela consiste em uma plataforma de social listening onde você informa para a rede social o tipo de persona (consumidor ideal com características específicas) está procurando. 

Assim que ela é encontrada, a ferramenta te envia uma notificação quando esse potencial perfil estiver disponível. Além disso, você também pode enviar mensagens personalizadas para seus leads, aumentando as chances de chamar a atenção deles para o seu negócio.

 

Lives 

Se mostrar aberto para discussões ao vivo com outros profissionais nesta rede social é uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho e experiência como profissional e aumentar o conhecimento da sua empresa para todos que estão dentro e fora da sua rede de contatos. 

Você ainda pode apresentar um novo produto, divulgar um conteúdo rico como um e-book ou transmitir a presença da sua empresa em um evento. As possibilidades de interação são infinitas. Então, não deixe de aproveitá-las!

 

Publique conteúdo

Outra forma de ganhar espaço no Linkedin é publicando conteúdo com frequência. Isso pode ser feito tanto na timeline da rede com posts sobre assuntos relacionados ao seu momento como profissional, suas experiências e reflexões quanto de forma mais aprofundada pelo Pulse, plataforma de publicação de artigos. 

Além de demonstrar que você possui autoridade sobre determinado assunto, o hábito de escrever textos na plataforma pode ser usado como um canal para trazer mais visitantes ao seu site. Basta inserir um link de alguma das suas páginas que estão relacionadas com o conteúdo. Assim, você direciona mais tráfego orgânico para o seu site.

 

 

2 – Youtube: a força do vídeo para a propagação de conteúdo relevante

O crescimento do consumo de vídeos tornou o Youtube ainda mais relevante para o marketing das empresas.

Segundo a Video Viewers, o consumo de vídeo no Brasil cresceu 165% nos últimos 5 anos. Os dados foram coletados pela Provokers em parceria com o Google. Hoje já são mais de 2 bilhões de pessoas assistindo vídeos todos os meses. Esses dados, por si só, já mostram o quanto você pode ganhar investindo nessa plataforma de vídeos. 

Como qualquer outra rede social, o Youtube também permite que você seja visto por muitas pessoas e até dependendo do número de visualizações por vídeo, você consegue ganhar dinheiro por meio do sistema de monetização da plataforma. 

No entanto, antes de pensar nisso, você deve ter em mente alguns hábitos para poder extrair todos os frutos dessa rede social como:

 

Postar conteúdo com frequência 

Uma da maiores regras do Youtube. Quanto mais você atualiza o seu canal profissional com conteúdo, maiores se tornam as chances de você ganhar popularidade e atingir mais pessoas. 

Comece devagar com um vídeo introduzindo a sua empresa, depois avance para conteúdos maiores e mais completos com entrevistas, depoimentos, debates e dicas. Você ainda pode montar um roteiro para cada um desses formatos para tornar a produção mais fácil e não se perder na mensagem que quer transmitir para o seu público. 

Nem é preciso falar do aspecto técnico onde entram iluminação, resolução dos vídeos e estabilização, por exemplo. Esses detalhes também são importantes e não passam despercebidos pelos usuários da plataforma.

 

Interagir com seu público 

Ao anunciar uma palestra ou webinar você dá a chance para que o seu público possa interagir com o seu conteúdo. Mesmo que alguns fiquem quietos durante um desses eventos, você ainda pode estimular o diálogo com eles por meio do chat ao vivo, pedindo para que compartilhem experiências similares ou façam perguntas sobre o assunto que está sendo apresentado naquele momento. 

Também é válido responder os comentários dos seguidores para estreitar o relacionamento com eles e estimular uma discussão em torno de um ou mais assuntos do interesse de todos.

 

Criar um canal personalizado 

Um canal feito com as cores da sua marca, que podem estar tanto no plano de fundo quanto nas thumbnails (imagens que ilustram os vídeos), ajuda a reforçar a sua identidade visual. Isso permite que você se diferencie da concorrência e demonstre profissionalismo, criando uma percepção positiva de quem você é e o que está oferecendo de valor para seus seguidores.

 

Divulgar seu trabalho 

Depois de publicar os seus vídeos, não deixe de divulgá-los nas suas outras redes sociais, compartilhar em grupos de whatsapp, enfim, fazer o trabalho de boca a boca para trazer cada vez mais interessados para o seu canal. 

E-mails personalizados também são uma estratégia interessante, assim como comentar em canais que cobrem conteúdos relacionados ao seu. Neste último caso, você não deve, em hipótese alguma, pedir para que as pessoas se inscrevam no seu canal. 

Ao invés disso, você pode usar a sessão de comentários para contribuir com sua opinião sobre o vídeo em questão. Assim você mostra interesse em trazer valor para o canal. Aos poucos, essa estratégia vai aumentar a sua percepção e logo mais pessoas virão por espontânea vontade visitar o seu canal.

 

O SEO também é importante

Não se esqueça de trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) dos seus vídeos, pois isso vai fazer com que você seja encontrado mais facilmente durante uma pesquisa no Youtube. Isso pode ser feito de várias maneiras. Vamos começar pela escolha da palavra-chave certa para o seu negócio. O que quero dizer com isso? O termo que as pessoas digitam com mais frequência e que pode levar ao seu canal/vídeo. 

Você pode fazer alguns testes digitando o termo da sua empresa no campo de busca do Youtube e observando os resultados ou usando um planejador de palavras-chave que vai oferecer uma série de resultados com termos relacionados à sua busca.

 

 

3 – Instagram: imagens que geram engajamento e audiência

O instagram é outra rede social que consegue aproximar marcas de pessoas de forma bastante efetiva e natural.

A popularidade do Instagram vem despertando a atenção de milhares de internautas. Com uma proposta mais visual, essa rede social tem atraído consumidores e empresas. É aí que você tem uma mina de ouro nas mãos no sentido de poder usá-la como um canal para aumentar o reconhecimento da sua marca e vender pela internet. Tudo o que você precisa fazer é:

 

Criar um perfil comercial 

A própria rede social já deixa essa opção disponível para qualquer usuário. Ao contrário da conta comum, um perfil comercial permite que você tenha acesso às métricas mais importantes que vão te informar se suas campanhas de marketing e vendas estão gerando resultados ou não. Isso permite que você faça ajustes e consiga vender mais. Além disso, com um perfil comercial, você consegue promover seus posts, alcançando mais pessoas.

 

Investir em conteúdo de qualidade 

Essa dica vale para todos que estão trabalhando com marketing no instagram e em qualquer outra rede social.  Dependendo do impacto que você provocou nos seus seguidores, um conteúdo que entregou valor e gerou engajamento pode se transformar em novas oportunidades de negócio para a sua empresa. 


Aproveitar o poder da hashtags 

Ter o hábito de colocar hashtags nos seus posts faz com que você amplie o alcance da sua marca ou perfil profissional. Sempre que um usuário digitar um termo específico na barra de pesquisa do Instagram, ele poderá ver uma série de posts relacionados àquela palavra-chave e talvez o seu esteja entre eles!

 

Interagir com seus seguidores 

Responder comentários, fazer promoções, convidar e mencionar perfis são algumas formas interessantes de interação com seus seguidores. Quanto mais à vontade você consegue deixá-los, mais engajados eles se sentem para interagir com a sua marca. Aproveite as transmissões ao vivo no stories para conversar com seus seguidores, respondendo às perguntas e comentários deles. Demonstre empatia, respeito e bom humor!

 

4 – Twitter

O micro blog Twitter ainda é uma excelente rede social para empresas que querem fortalecem a comunicação com seus clientes pela internet.

O microblog se tornou fonte de informação sobre tudo o que acontece no mundo. Celebridades, jornalistas, veículos de imprensa, marcas, empresas e organizações estão atualizando seus perfis a todo momento com novidades que geram discussão e engajamento. 

Fazer marketing no Twitter não é algo difícil, apenas exige tempo, criatividade e dedicação. Se expresse com personalidade, poste conteúdo com frequência, aproveite o poder das imagens nos seus posts e use a rede como um SAC para se comunicar com seus clientes e consumidores. Você será recompensado com novas oportunidades de negócio que vão durar muitos anos.

 

 

5 – Whatsapp

O aplicativo de mensagens ganhou popularidade pela praticidade e recursos que oferece aos seus usuários, especialmente empresas e profissionais de marketing.

O que era apenas um aplicativo de mensagens instantâneas se transformou em um canal de comunicação e vendas indispensável para o sucesso do seu negócio. Veja o exemplo do Whatsapp Business que conta com funcionalidades feitas para aproximar empresas e pessoas. 

Você pode divulgar seus produtos, responder dúvidas em poucos segundos, negociar vendas, enfim, estabelecer um relacionamento personalizado com cada consumidor de acordo com seus hábitos de compra. 

Agora que você já sabe como trabalhar as outras redes sociais para aumentar suas vendas e ter resultados cada vez melhores, não deixe de conferir outros artigos sobre marketing digital focados em e-commerce para ficar por dentro de todas as novidades! 

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