SEO: Saiba tudo sobre as estratégias de Search Engine Optimization

SEO: Saiba tudo sobre as estratégias de Search Engine Optimization

Muito se fala sobre ações pagas para fazer o seu e-commerce conhecido pelo público. Dentre essas estratégias, encontram-se os anúncios em redes sociais e o patrocínio de links nos motores de busca. Entretanto, não devemos nos esquecer do SEO, que é a menina dos olhos do marketing orgânico

Mas o que é SEO? O que ele faz no marketing digital? É preciso investir dinheiro para fazer uso das técnicas de SEO? E, afinal de contas, quantas técnicas de SEO existem e como colocá-las em prática no seu dia a dia? 

Sabemos que são muitas perguntas. Por isso, criamos este guia completo sobre esta área tão conhecida do marketing digital. Ao longo deste texto, vamos abordar alguns conceitos importantes, como:

  • o que é SEO;
  • como usar as técnicas de SEO;
  • como fazer um bom SEO;
  • quais são as técnicas de SEO mais utilizadas na internet.

Gostou? Então continue com a gente e tenha um resumo de tudo o que você precisa saber sobre os conceitos de Search Engine Optimization (SEO). Faça uma boa leitura!

 

O que é SEO?

Não podemos começar a falar sobre o que é SEO sem explicar de onde veio essa sigla, não é mesmo? Basicamente, SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca, em português. 

Entretanto, vai ser muito difícil você ouvir alguém falando sobre esta estratégia na versão aportuguesada. Por isso, acostume-se com a sigla em inglês, que é a maneira que ela se popularizou e ganhou o mundo. 

Mas, vamos ao ponto. De forma geral, SEO é o conjunto de técnicas e práticas utilizadas para otimizar um site, seja ele um e-commerce ou um blog de conteúdos, por exemplo. Essas alterações visam um melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca, como o Google, e em uma melhor navegação pelos usuários. 

Vamos fazer um exercício de imaginação. Pense que você precisa saber qual a melhor ração para o seu cachorro. Então, você digita no Google a seguinte sentença: melhor ração para cachorro Basset Hound. Em poucos segundos, o Google lhe proporcionará diversas opções de conteúdo.

Agora, responda com firmeza: quais são os links que mais lhe chamam a atenção? Aqueles que estão nos primeiros lugares ou aqueles que estão na décima página do Google? 

A resposta é muito óbvia, já que pouquíssimos usuários possuem a paciência necessária para chegar à décima página dos motores de busca. Então, as técnicas de SEO fazem com que o seu site apareça nos primeiros lugares, fazendo com que ele tenha um grande número de visualizações.

 

Como usar as técnicas de SEO?

É comum que você ouça os analistas, profissionais que trabalham na área, dizendo que o SEO, quando bem aplicado, é o que mantém o usuário no site. E eles não estão errados, já que, quanto mais pontos de otimização implementados no site, maior a probabilidade de ocorrer a retenção do usuário. 

Isso acontece porque o trabalho dos analistas vai muito além da simples repetição de palavras-chave e da otimização de textos e conteúdos. Quando falamos em aplicação das estratégias de SEO, também estamos nos referindo à estrutura do site. Afinal de contas, o Google não vai querer indicar, nas suas primeiras páginas, um portal mal estruturado e difícil de ser navegado.

Por isso, é bom você saber que todos os pontos de otimização são pensados de acordo com as diretrizes do maior mecanismo de busca, o Google. Ou seja, os analistas estudam os mecanismos para entender os pontos relevantes que precisam ser melhorados. No final, o que fica é um site tecnicamente otimizado, bem estruturado e muito atrativo para o usuário.

 

E por que investir em SEO?

Você sabe o que é SEO no marketing digital? De modo geral, podemos dizer que seu conjunto de técnicas faz parte da área orgânica do marketing. Mas, o que isso quer dizer? 

Simples: as estratégias de SEO são totalmente de graça. Sim, você terá que contratar um profissional especializado na área para efetuar as otimizações, mas não precisará investir capital para colocá-las em prática. 

Enquanto a mídia paga chama a atenção de quem deseja investir no marketing, o SEO vem como uma oportunidade de melhorar e impulsionar o seu site sem a aplicação de dinheiro.

 

Como fazer um bom SEO?

Até aqui, falamos de Search Engine Optimization como se fosse apenas uma coisa. Entretanto, podemos dizer que existem diversas caixinhas dentro do vasto oceano que é o SEO. E cada uma delas é de extrema importância para o sucesso do seu e-commerce, blog ou site como um todo. 

Por isso, a seguir, você vai compreender melhor sobre algumas das principais técnicas de SEO que podem ser colocadas em prática para a otimização do seu conteúdo. Dentre elas, estão:

  • SEO Técnico;
  • SEO Local;
  • SEO On Page;
  • SEO Off Page;
  • SEO Black Hat e White Hat;
  • SEO e os algoritmos de busca.

Agora, chegou a hora de falar de cada um deles de maneira separada e detalhada. Continue com a gente e entenda, de uma vez por todas, tudo sobre SEO. 

 

SEO Técnico

Para começar, precisamos falar da estrutura do seu site antes de comentar sobre o seu conteúdo. Porque, no final das contas, o seu portal deve estar bem organizado para ser lido pelos algoritmos dos motores de busca. 

Por isso, dentro do SEO Técnico, vamos abordar dois pontos importantes para o bom recebimento do seu site pelo Google: a velocidade de carregamento (principalmente em dispositivos móveis) e a boa estrutura da sua HTML. 

Vamos entender um pouco mais sobre esses dois mecanismos de SEO.

 

Accelerated Mobile Pages (AMP)

Como usuário do Google, você já deve ter percebido que perdemos o interesse de acessar páginas que demoram muito tempo para carregar, não é mesmo? Isso é uma característica em comum a todos nós e também é percebido pelo próprio motor de busca. 

Por isso, o Google costuma “castigar” os sites que levam muito tempo para carregar, atrapalhando a boa navegação dos usuários. Este castigo vem, geralmente, com um ranqueamento de baixo significado durante uma pesquisa. 

Para resolver este problema, o Google lançou uma ferramenta chamada Accelerated Mobile Pages (AMP), que significa, em português, Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis. Com ele, você permite que seu site carregue em poucos segundos nos celulares, tablets e outros aparelhos. 

De acordo com o próprio Google, o tempo de carregamento cai para 0,7 segundos com o uso do AMP, permitindo uma melhor experiência para o seu usuário. 

 

Estrutura HTML

Outro ponto muito importante para ser analisado pelo analista de SEO Técnico é a estrutura HTML do seu site, ou seja, o esqueleto dele. Afinal, alguns problemas na legibilidade do portal podem estar acontecendo por um erro na HTML, o que acaba dificultando, até mesmo, o ranqueamento do seu produto. 

Um desses problemas é a não compatibilidade do seu site para a versão mobile. Há anos, o Google pune as páginas que não possuem uma versão para ser vista em celulares e dispositivos móveis. Ou seja: não adianta apenas compactar a página utilizada no desktop, e sim é necessário torná-la interativa e de fácil navegação. 

 

SEO Local

Este é um ponto muito importante para quem está estruturando as técnicas de SEO em um comércio de nicho e muito específico para apenas uma cidade. Se este é o seu caso, apresentamos para você o SEO Local, que é ideal para fazer com que sua marca seja reconhecida em um curto espaço geográfico. 

Mas o que isso quer dizer? Calma, vamos exemplificar: sabe quando você está com aquela fome de leão e pesquisa por “hamburgueria”? Você está esperando que o Google lhe apresente as melhores hamburguerias perto da sua casa, certo? 

Nesta hora, se você é funcionário ou dono de uma hamburgueria, você não vai querer perder a oportunidade de ter o seu negócio em um dos primeiros lugares do motor de busca.

 

Google Meu Negócio

Se este é o seu caso, você precisa conhecer o Google Meu Negócio, também chamado de My Business. É por meio dele que você deixará a sua marca visível para as pessoas próximas de você, colocando o seu serviço, literalmente, no mapa do Google. 

Nesta plataforma, você terá que informar o seu local de trabalho, os horários de funcionamento e diversos detalhes importantes para a pesquisa do cliente. Depois de um tempo, você receberá uma carta com um código de verificação em seu endereço físico. 

Após adicionar o código na página, o seu negócio estará presente no Google, pronto para ser encontrado nas pesquisas e no famoso Google Mapas.  

 

SEO On Page

Os algoritmos dos mecanismos de busca classificam um site pela qualidade dos conteúdos que ele apresenta. O objetivo dos buscadores é aprimorar a experiência do usuário no momento em que ele procura informações.

Para que seu site tenha uma melhor classificação nos mecanismos de busca, é preciso realizar técnicas de SEO na produção dos conteúdos de sua página, que podem ser chamadas de técnicas On Page.

SEO On Page são as otimizações feitas dentro de uma página web para que ela seja facilmente encontrada pelos algoritmos dos buscadores. Para que a sua página seja ranqueada nos mecanismos de busca, é necessário criar conteúdos relevantes para o público. Com isso, o número de visitas de seu site vai aumentar, os usuários vão conhecer o seu produto e as chances de conversão tendem a estender.

Os principais aspectos de On Page a serem considerados em uma estratégia de SEO são utilizar as palavras-chaves corretas em seu conteúdo e trabalhar as heading tags.

 

Palavras-chaves

As palavras-chaves equivalem aos termos pesquisados pelos usuários nos mecanismos de busca para encontrar informações. Quanto maior for o ranqueamento da palavra-chave escolhida para ser adicionada na produção de um conteúdo web, maior poderá ser o tráfego no seu site.

No passado, os sites conseguiam um bom ranqueamento porque enchiam o texto de palavras-chaves de forma desordenada. O Google, no entanto, começou a penalizar essas páginas, dando relevância a conteúdos bem elaborados, com palavras-chaves aplicadas naturalmente ao longo do texto e que respondessem às dúvidas das pessoas.

Para entender melhor sobre o universo das palavras-chaves, assista ao vídeo em que falamos sobre as estratégias mais eficazes de SEO:

 

Heading tags

As heading tags são utilizadas para classificar os conteúdos apresentados em um texto. Existe uma escala de 1 a 6 (h1 a h6), onde a h1 representa o título principal do conteúdo, predominando sobre as demais heading tags, utilizadas de acordo com os subtítulos inseridos no texto. A h1 é entendida como a mais importante e a h6 a menos importante.

Desrespeitar esta hierarquia compromete o entendimento dos leitores em relação ao texto e também ao ranqueamento da página nos resultados de busca.

 

SEO Off Page

Diferente do On Page, o SEO Off Page é referente às otimizações fora da página do seu site. Um elemento primordial relacionado ao Off Page para melhorar o ranqueamento de seu site são os backlinks.

 

Backlinks

O backlink é um link posicionado estrategicamente em um texto, onde o leitor é guiado para uma página com um conteúdo relevante ao que ele estava lendo. O objetivo do backlink é atrair o leitor que está a procura de mais conhecimento sobre o conteúdo abordado, além de gerar tráfego de qualidade para o seu site.

Se uma pessoa produz um conteúdo para a internet e insere um link que leva o leitor à sua página, os mecanismos de busca entenderão que a loja citada é relevante sobre aquele assunto. Dependendo da palavra-chave atrelada ao link, pode até melhorar a posição do seu site nos resultados de pesquisa. Se uma página não possui referências e também não é referenciada, as chances de que ela consiga ranquear bem nos mecanismos de busca são mínimas.

É importante realizar uma parceria com sites que estejam na mesma área em que o seu produto ou serviço atua. Assim, os mecanismos de busca identificam a relevância do backlink para o usuário que esteja procurando sobre o assunto ou o produto em questão.

Leia o nosso artigo que apresenta como gerar tráfego qualificado com técnicas de SEO para que o seu produto ou serviço seja encontrado pelo seu público potencial.

Mas não é apenas melhorar as palavras-chaves ou gerar backlinks que o seu site será visto como de autoridade para os buscadores. Para escolher um bom domínio que pode melhorar a qualidade e relevância do seu site nos mecanismos de busca, é importante trabalhar com a métrica Domain Authority (DA).

 

Domain Authority

A métrica Domain Authority mostra a probabilidade de um site ser bem posicionado nos mecanismos de busca, fornecendo uma pontuação de 1 a 100. Quanto maior for a pontuação, mais chances do site aparecer mais próximo do topo da pesquisa.

Ao procurar um site parceiro para trabalhar com otimização Off Page, priorize os que tenham um Domain Authority maior que o seu, que esteja na mesma área onde o seu produto atua, de forma que transmita autoridade para a sua marca.

É importante dizer que o tráfego orgânico muitas vezes é mais qualificado do que o tráfego pago. Se as duas estratégias são usadas em conjunto, com o tempo elas estabelecerão a autoridade de marca na internet e, quanto mais eficiente for a otimização interna e externa, menos custo com anúncios o seu e-commerce terá.

 

Black Hat e White Hat SEO

Outra técnica importante para ranquear sites nos mecanismos de busca são os métodos de black hat e white hat. O termo veio dos filmes de faroeste, na época do cinema preto e branco, onde os bandidos eram identificados com um chapéu preto e os mocinhos com um chapéu branco, já que usavam o mesmo tipo de roupa. Para entender o black hat, precisamos primeiro compreender o papel do white hat.

 

White hat

O termo white hat se refere a fazer um bom uso das ferramentas e táticas para otimização de sites dentro dos mecanismos de busca, sem descumprir as normas estabelecidas pela web. Mesmo que os resultados venham a longo prazo, o seu site não será penalizado.

 

Black Hat

Se você utiliza estratégias contrárias às diretrizes de qualidade que os mecanismos de busca trabalham, você está fazendo black hat. Burlar os resultados dos algoritmos podem trazer resultados mais rápidos, mas essas manipulações são facilmente descobertas e a punição é pesada, podendo até remover o seu site dos resultados de busca.

Vamos citar alguns exemplos de técnicas de black hat, que devem ser evitadas:

 

Unrelated Keywords

Uma das técnicas de black hat mais comuns, utilizadas para tentar manipular os resultados de busca, consiste em incluir uma determinada palavra-chave o máximo de vezes possível em uma página, inserindo-a no conteúdo do texto, no título, em meta tags e até no texto alternativo de imagens, na tentativa de mostrar relevância aos mecanismos de busca.

Para evitar uma penalização devido ao uso excessivo de uma palavra-chave, é recomendado produzir os conteúdos com naturalidade, mantendo a densidade da palavra em 2% ou menos no texto, além do uso de sinônimos.

 

Cloaking

Cloaking é a técnica de camuflagem de uma página web, onde o desenvolvedor configura para que uma página seja exibida de uma maneira para os usuários e de outra forma para os robôs de busca, responsáveis pela leitura e indexação da página pelas ferramentas.

A página exibida para os robôs possui somente o objetivo de ganhar posições e utiliza todas as técnicas para isso, sem se importar com a usabilidade. Já a página exibida para o usuário é totalmente diferente, geralmente de baixa qualidade e sem relevância.

Sites que aplicam essa técnica, quando descobertos, são penalizados pelo Google Penguin, uma atualização realizada pelo Google, que pune práticas de black hat.

 

Doorway pages

A técnica doorway pages é um pouco parecida com a cloaking, porém são criadas várias páginas, cada uma otimizada com uma palavra-chave específica, focadas no acesso de robôs de busca. Quando o usuário acessa esta página, encontra um conteúdo genérico e às vezes sem conexão com o que foi pesquisado.

Em 2015, o Google realizou uma atualização específica no algoritmo para identificar e penalizar sites que realizam a técnica doorway page.

 

Algoritmos do Google e SEO

O algoritmo do Google é a base de como o mecanismo de busca irá funcionar. São os parâmetros que o Google utiliza para identificar um site e seu ranqueamento.

Para encontrar um site, o Google faz a leitura da página e coleta informações sobre o assunto, como o contexto, a qualidade, as palavras-chave e outros parâmetros para classificar a página dentro dos resultados de pesquisa.

 

Atualizações do Google

Como o Google é um sistema computacional, alimentado por regras lógicas, não é difícil identificar como e quais são estas regras que fazem com que um site seja relevante para o buscador.

Como exemplo, vamos citar o título de uma página, que é um dos elementos que o mecanismo avalia para melhorar o ranqueamento de um site. Quando foi descoberto que o mecanismo avaliava o título, as pessoas começaram a construir títulos melhores para um melhor ranqueamento, mas alguns conteúdos não eram relevantes para a pesquisa, e foi onde o Google precisou realizar uma nova atualização.

Outro exemplo é o excesso de palavras-chaves. Quando foi identificado que as pessoas repetiam a mesma palavra-chave várias vezes com o intuito de melhorar o posicionamento do conteúdo, o buscador precisou novamente atualizar seus algoritmos.

Basicamente, quando tentamos burlar as tentativas de ranqueamento do Google, o mecanismo de busca realiza uma nova atualização para uma melhoria dos algoritmos, sempre com o objetivo de entregar somente conteúdos de valor ao usuário que pesquisa um termo.

Mas como que um buscador consegue identificar inúmeras páginas web? A resposta é simples: com a ajuda dos robôs de busca.

 

Robôs de busca

Os mecanismos de busca utilizam um software criado com a finalidade de rastrear e indexar todo o conteúdo da web. Também chamado de bot, crawler ou spider, os robôs de busca navegam de página em página por meio dos links que encontram, à procura de novas páginas ou conteúdos atualizados, indexando os resultados encontrados ao índice do buscador.

O índice dos buscadores funciona como um banco de dados, onde ficam armazenados os resultados encontrados pelos bots, como o título, o conteúdo em formato de texto e a URL.

Para conseguir verificar bilhões de páginas web, os buscadores precisam manter a instância dos bots funcionando em um conjunto de computadores. O programa utiliza uma lista de URLs com base em rastreamentos realizados anteriormente.

À medida que o robô de busca vai analisando os sites, ele detecta todos os links presentes em cada página e os inclui em uma “fila de espera” de análise. Essa lista também é atualizada com a ajuda de webmasters, que enviam sitemaps pelo Search Console, uma ferramenta do Google que permite analisar como está a situação do seu site no buscador.

Quando o bot encontra conteúdos novos, alterações nas páginas e links quebrados, ele envia essas informações de volta ao índice para que elas sejam atualizadas.

Leia também o nosso artigo sobre como o seu e-commerce pode adquirir mais relevância nos mecanismos de busca.

Investir em técnicas eficientes de SEO e estar atento ao que é favorável ou não para que o seu site seja classificado nos resultados de pesquisa podem ser exatamente o que o seu e-commerce precisa para atrair mais visitantes e, assim, conquistar mais clientes. Comece a implementar otimizações de SEO em seu e-commerce para ver a sua marca no topo das pesquisas, e a sua empresa conquistando novos clientes todos os dias.

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