5 assombrações que assustam o e-commerce na Black Friday

Todo mês de novembro é comemorado a Black Friday, evento que contribui muito para aumentar o faturamento das lojas de e-commerce. Se a sua empresa vai participar dessa celebração, é importante saber driblar alguns fantasmas assustadores que podem prejudicar as vendas, para se destacar e lucrar muito mais este ano.

Então, confira esse artigo que preparamos com as 5 principais assombrações que você não deve cometer na Black Friday, acompanhado de dicas para definir as melhores estratégias de marketing digital. Vamos lá!

Quais erros evitar na Black Friday?

Antes de definir o que fazer e não fazer na Black Friday, é importante conhecer alguns erros que podem atrapalhar a sua estratégia de marketing digital. Apesar de algumas lojas terem um grande sucesso na celebração, outras não se dão tão bem por reproduzirem erros muito comuns, afetando negativamente os resultados. Conheça os principais fantasmas que circulam por aí, causando muita travessura:

 

1- Instabilidade do site institucional

É bastante comum que o volume de acesso dos sites aumentem na Black Friday, se comparado com o restante do ano. Por isso, existe a possibilidade de as páginas ficarem instáveis, causando problemas no acesso e na finalização das vendas.

É preciso ter em mente que os clientes que não conseguem finalizar a compra, dificilmente retornarão depois. Então, é fundamental que você eleve o limite de tráfego de seu site para oferecer uma boa experiência ao usuário e, consequentemente, um maior número de vendas.

 

2- Poucos meios de pagamento

Otimizar o processo de checkout no seu site e disponibilizar diferentes métodos de pagamento é fundamental para garantir boas vendas na Black Friday. A maioria dos consumidores realizam compras na internet utilizando cartão de crédito, mas isso não significa que as outras opções, como cartão de débito, boleto e PIX, devem ficar de fora. Quanto mais opções de pagamento estiverem disponíveis, mais chances você terá do usuário fechar a compra.

Importante: os pagamentos digitais podem abrir uma brecha maior para golpistas se aproveitarem da ocasião, e gerar prejuízos provocados por fraude. Por isso, é recomendado que você reforce a segurança do seu site para ter a certeza de que as suas vendas realmente gerarão lucros.

Compras de Black Friday

3- Falta de planejamento antecipado e logística preparada

O planejamento é o ponto chave para o faturamento da sua loja durante a Black Friday. Se não houver um planejamento prévio que considere o impacto no faturamento e o aumento da demanda, é possível que atrasos no envio dos produtos vagueiam em sua empresa. Uma boa prática é realizar, todo início de ano, um levantamento de todas as datas relevantes para o seu e-commerce, e planejar ações e recursos para colocar as ideias em prática e garantir resultados positivos.

 

4- Atraso no lançamento de campanhas promocionais

Mesmo que sua loja tenha uma campanha completa e muito bem feita, todo o esforço pode ser em vão se você não souber qual é o momento ideal para iniciar.

Não presuma que o cliente irá até o seu site em data de Black Friday sem saber como você irá trabalhá-la a favor dele. Enviar e-mails com produtos e categorias que estarão em oferta na Black Friday e aplicar estratégias de marketing digital na própria página institucional, como trocar o tema ou colocar uma contagem regressiva, atrai muito mais o interesse do cliente.

Black Friday

5- Precificação de produtos ou serviços sem transparência

Um dos maiores erros cometidos pelas lojas é a ausência de transparência na precificação dos produtos ou serviços. O que acontece é que, próximo ao início da Black Friday, muitas lojas aumentam os preços dos produtos para oferecer descontos falsos mais tarde. Esse tipo de erro causa uma péssima impressão da sua loja e pode ser fatal para a sua marca. É quase impossível atrair o cliente novamente.

Se você já cometeu alguns deslizes nos anos anteriores que prejudicaram os resultados de vendas na Black Friday, é importante aprender com as próprias falhas para não repeti-las no futuro.

Leia também o nosso artigo sobre os impactos da Copa do Mundo na Black Friday 2022.

Se o seu e-commerce vai participar da Black Friday pela primeira vez, é importante conhecer cada tipo de erro que pode aparecer na sua estratégia de vendas ou na do concorrente, para dar a volta por cima a tempo de aproveitar a Black Friday 2022 da melhor forma.

É indispensável contar com uma agência de marketing digital para potencializar os resultados da sua estratégia de Black Friday e aumentar a visibilidade do seu site nesta data tão importante para o varejo. Seja você também um parceiro Yooper!

 

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo