4 KPIs para entender sobre a saúde do seu negócio

As KPIs (Key Performance Indicator) são ferramentas usadas para avaliar e medir o desempenho e a saúde financeira de uma organização. Através destes dados, você passa a entender se o seu negócio realmente está indo bem.

Monitorar KPIs significa entender melhor como o seu negócio está no presente e projetar o futuro. Com base nas informações levantadas pela ferramenta, é possível identificar melhores oportunidades de negócios, realizar um melhor planejamento e tomar decisões mais eficazes para o sucesso da sua marca.

KPIs financeiros

De acordo com o Balanced Score Institute (BSI) sobre ferramentas e competências necessárias para organizações, as empresas são vistas em quatro perspectivas diferentes, e para cada uma delas é necessário criar KPIs adequadas, com o objetivo de mensurar o desenvolvimento das metas e dos objetivos. Alguns deles são os KPIs financeiros, que mensuram o desempenho financeiro de uma empresa e os recursos para realizar estas atividades; os KPIs de clientes e stakeholders, que mostram o desempenho da empresa do ponto de vista externo; os KPIs de processos internos, que refletem o desempenho da organização através da eficiência de seus produtos e serviços; e os KPIs da capacidade organizacional, que monitoram a atuação da organização pela visão do capital humano, cultura, tecnologia, infraestrutura e muitos outros pontos de inovação.

Se uma organização está começando a utilizar KPIs no processo de gestão, é recomendado que escolha ao menos um desses indicadores.

4 principais indicadores financeiros para a saúde da sua empresa

É fundamental trabalhar com ferramentas que monitoram o desempenho financeiro e econômico de uma organização para garantir mais eficiência nas atividades de curto a longo prazo. Com base nisso, a Yooper apresenta a você quatro KPIs financeiras que toda organização precisa acompanhar para entender como anda a saúde do seu negócio.

1- Receita da empresa

Um dos principais medidores de saúde é o aumento das vendas da empresa. Para fazer esse cálculo, basta rastrear as vendas de um período para o outro, subtrair a receita do período anterior do período atual e dividir esse número pelo total do período anterior. O resultado se refere ao crescimento da receita.

Caso o resultado seja um número negativo, é preciso que os responsáveis tomem medidas corretivas para encontrar e consertar o ponto que está falhando.

2- Capital de giro

O capital de giro é a diferença entre as despesas e o dinheiro disponível. Esse indicador é muito significativo para uma organização, pois apresenta detalhadamente os fundos operacionais disponíveis.

Para calculá-lo, é preciso subtrair os passivos existentes pelos ativos da empresa. Contas a pagar, contas a receber, dinheiro em caixa e empréstimos são algumas das contas que fazem parte desse KPI.

3- Fluxo de caixa operacional

Não tem como entender claramente a capacidade que uma organização tem de pagar todas as suas despesas sem monitorar o fluxo de caixa operacional. Para encontrar o seu lucro, basta seguir a fórmula LAJIR, sigla para Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda. Basta ter o valor do lucro antes dos descontos e somar com a desvalorização, e depois subtrair os impostos.

Para ficar mais claro, vamos apresentar como exemplo uma empresa que obteve um LAJIR de 30 mil reais e uma desvalorização de 3 mil reais, com impostos recolhidos que chegaram a 5 mil reais.

30.000 + 3.000 – 5.000 = 28.000.

O fluxo operacional dessa organização foi de R$28.000,00.

4- Margem de lucro

Esse KPI representa o valor líquido da empresa, após não possuir nenhuma outra conta. Ele oferece o acompanhamento abrangente das mudanças financeiras internas que podem ocorrer com o tempo.

Caso a sua margem de lucro líquido esteja diminuindo, é preciso que o responsável avalie as despesas gerais com o objetivo de melhorar os resultados.

5- Retorno sobre o investimento (ROI)

Outro indicador muito importante para avaliar o desempenho financeiro e administrativo de uma organização é o retorno sobre o investimento, ou ROI. Esse KPI representa a relação entre o investimento realizado e o dinheiro retornado, e é indispensável para entender a melhor forma de investir recursos financeiros para conquistar resultados mais eficazes.

Investindo em KPIs, a sua empresa consegue identificar quais áreas e parâmetros devem ser medidos, além de definir claramente seus objetivos. Para isso, é fundamental realizar parcerias com agências capacitadas em acompanhar a evolução das principais métricas organizacionais.

Conte com a Yooper para adquirir uma visão mais holística da sua organização, entre em contato conosco e tenha a melhor solução para o seu negócio.

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo