Como o ChatGPT pode te ajudar a criar conteúdos SEO

Não faz muito tempo que começaram a surgir diferentes tipos de ferramentas que geram conteúdo de Inteligência Artificial, mas com uma qualidade inferior nos resultados obtidos. Porém, esse aspecto mudou a partir do surgimento do ChatGPT.

Neste artigo, vamos entender como funciona o ChatGPT, os desafios enfrentados e como ele pode ser usado para melhorar no ranqueamento de sites a partir de estratégias de SEO. Vamos lá?

Não faz muito tempo que começaram a surgir diferentes tipos de ferramentas que geram conteúdo de Inteligência Artificial, mas com uma qualidade inferior nos resultados obtidos. Porém, esse aspecto mudou a partir do surgimento do ChatGPT.

Neste artigo, vamos entender como funciona o ChatGPT, os desafios enfrentados e como ele pode ser usado para melhorar no ranqueamento de sites a partir de estratégias de SEO. Vamos lá?

O que é ChatGPT?

O ChatGPT, sigla para Generative Pre-training Transformer, é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, uma organização de pesquisa fundada por Elon Musk e outros empresários, que pode ser usada para gerar respostas automatizadas para consulta de pesquisa e inúmeras perguntas. Esse protótipo usa uma abordagem conhecida como transformers, permitindo que a inteligência entenda a semântica e a sintaxe das palavras, frases ou parágrafos recebidos. Assim, a IA responde perguntas ou consultas do usuário de uma maneira precisa e coerente.

Até o momento, o ChatGPT é alimentado com fontes, artigos de notícias, livros e uma enorme quantidade de texto existentes até setembro de 2022, porém, provavelmente a plataforma irá se atualizar conforme o tempo, visto que já está sendo muito utilizada pelas empresas de diferentes portes e setores. O protótipo foi treinado para entender a linguagem natural da forma mais parecida com a de um ser humano.

Com essa inovação tecnológica, diferentes tipos de organizações começaram a utilizar chatbots e assistentes de voz para criar conteúdo que possam gerar engajamento e melhorar o ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca. Por ser uma tecnologia recente que pode impactar positivamente estratégias no SEO, muitas dúvidas começaram a aparecer, principalmente por quem atua com otimização de conteúdo, se questionando como o SEO e os conteúdos gerados por IA vão funcionar daqui para a frente.

Conteúdo gerado por IA afetará o posicionamento nos mecanismos de busca?

Até o momento, o Google não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas em suas últimas atualizações, o mecanismo de busca deixou muito claro que era contra este tipo de conteúdo. O Google tem preferência por textos criados de pessoas para pessoas, com o objetivo de resolver uma questão do usuário.

O importante é saber que mesmo que os conteúdos criados por inteligência artificial tenha bons resultados agora, é preciso se preocupar com a qualidade dos textos que o protótipo entrega. Há muitos relatos de que a IA apresenta respostas e informações erradas e muitas vezes repetidas, no qual alguns destes conteúdos são desatualizados ou notícias falsas.

Sendo assim, é importante confirmar se o conteúdo gerado é verdadeiro e usar a IA para SEO mais como uma ferramenta de ajuda para dúvidas ou respostas rápidas, porque provavelmente o Google irá identificar conteúdos gerados pelo ChatGPT sem revisão e, em uma atualização futura, poderá punir a página.

Como o ChatGPT pode ajudar a criar conteúdos SEO?

Uma das formas de usar o ChatGPT para melhorar o SEO é gerando conteúdo. A ferramenta pode ajudar na criação sugerindo perguntas ou tópicos relevantes para o seu negócio ou nicho, nos quais o usuário costuma pesquisar sobre determinado assunto.

Por exemplo, se você tem um blog sobre viagens, o chat posso sugerir tópicos como “destinos de viagem pouco conhecidos”, “como planejar uma viagem de última hora” ou “melhores aplicativos para viajantes”. Esses tópicos podem ser usados para criar FAQs que podem ser exibidas nos resultados da pesquisa, melhorando a classificação do seu site nos mecanismos de busca.

A inteligência artificial também pode ser usada para criar textos para blogs. Você pode usá-la para ter insights para artigos e criar rascunhos com base nas sugestões apresentadas pela ferramenta. Com isso, você economiza tempo e esforço, já que evita ficar pesquisando sobre um determinado assunto e criando tópicos sobre ele.

Outra maneira usar o ChatGPT a favor do SEO é otimizando a experiência do usuário. Por exemplo, você pode integrar o protótipo em sua ferramenta de atendimento para dar suporte ao cliente 24h ou também para fornecer respostas mais precisas e relevantes conforme a pesquisa do cliente em sua plataforma. Isso pode melhorar a taxa de engajamento e reduzir a de rejeição em seu site.

Ele também pode ser usado para fornecer informações adicionais aos mecanismos de busca. Por exemplo, para criar métodos otimizados que ajudam os buscadores a entender melhor o conteúdo apresentado em suas páginas, melhorando o posicionamento do seu site nos resultados da busca.

Gostou de aprender como utilizar o ChatGPT em uma estratégia de SEO? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo