CRO: Como calcular a taxa de conversão?

A implementação de uma estratégia de CRO pode ajudar a identificar problemas em seu site, o que pode levar a melhorias em outras áreas, como design, conteúdo e usabilidade. Além disso, o aumento da taxa de conversão pode levar a uma melhoria significativa no retorno sobre o investimento (ROI) de um site, já que mais visitantes se convertem em clientes ou usuários ativos.

Neste artigo, falaremos sobre otimização da taxa de conversão e como utilizar essa estratégia para aumentar a taxa de conversão da sua página, melhorando a experiência do usuário e tornando a jornada do cliente mais eficiente.

O que é CRO e por que essa técnica é importante?

O CRO, sigla para Conversion Rate Optimization, é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é aumentar a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada em sua página, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma newsletter.

A importância dessa técnica está ligada diretamente ao fato de que, mesmo que o seu site receba um número enorme de visitantes, mas esses usuários não estiverem convertendo, a sua marca não estará gerando o retorno esperado. Por isso, é fundamental investir em estratégias de CRO para melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em sua página.

Definindo e medindo metas de conversão para um site

Antes de iniciar uma estratégia de CRO, é necessário definir quais são as metas de conversão do seu site. Elas podem variar conforme o seu objetivo, mas geralmente incluem ações como fazer uma compra, preencher um formulário, baixar um e-book ou se inscrever em uma newsletter.

Uma vez que as metas são definidas, é importante medir e analisar a taxa de conversão atual da sua página. Isso pode ser feito através de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, que permitem acompanhar o comportamento dos usuários no site e identificar pontos de melhoria.

Calculando a taxa de conversão

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de conversões pelo de visitantes do site. Por exemplo, se um site recebeu 1.000 visitantes e teve 50 conversões, sua taxa seria de 5%. Porém, é importante lembrar que o resultado pode diferenciar de uma estratégia para outra. A taxa de conversão de uma página de vendas pode ser diferente de uma página de captura de leads, por exemplo.

Análise de dados

Através do uso de ferramentas de análise de dados, é possível obter insights sobre o comportamento dos usuários de seu site e identificar onde você pode melhorar. Por exemplo, é possível identificar quais páginas possuem taxa de rejeição mais alta, ou seja, aquelas em que os usuários saem do site sem realizar nenhuma ação. Com essa informação, é possível identificar possíveis obstáculos, como problemas de usabilidade ou falta de informações relevantes, e tomar medidas para melhorar a experiência do usuário em sua página.

Avaliação da jornada do usuário

A jornada do usuário é o caminho que o usuário percorre no site, desde o momento em que entra até quando realiza a ação desejada. Ao avaliar a jornada do usuário, é possível identificar pontos de atrito, os quais são onde o usuário pode ficar confuso, desanimado ou desistir de realizar alguma ação. Avaliando isso, é possível tomar medidas para tornar a jornada do usuário mais eficiente e gerar melhores resultados.

Testes A/B

O teste A/B envolve criar duas versões diferentes de uma página ou de um elemento do seu site para identificar qual tem um desempenho melhor em relação à conversão. Por exemplo, você pode testar duas versões diferentes de um botão de CTA, como uma cor ou frase diferente. Pelo resultado do teste, é possível identificar qual das versões é a mais eficaz em relação à conversão e, em seguida, implementá-la em sua página.

O CRO é uma estratégia que requer habilidades específicas e conhecimentos técnicos avançados, por isso, a Yooper conta com uma equipe especializada para trabalhar em sua estratégia de conversão. Além disso, contamos com ferramentas avançadas de análise de dados e testes A/B, além de recursos que podem ser muito úteis, como design gráfico e desenvolvimento web, para que nossos clientes conquistem os melhores resultados e decolem conosco. Entre em contato e agende o seu orçamento.

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