(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com a Luana Merlyn e a Giovanna Brazan, nossas coordenadoras de Performance aqui da agência.

E vamos ao debate. Como funciona o planejamento de mídia? Um tema bem diverso e com várias respostas, novamente essa é a beleza do marketing digital que não tem uma resposta única e que não é uma ciência binária. É uma pergunta complexa, por trazer como possibilidade respostas distintas e acredito que uma boa resposta seja: Planeje-se! Gostaria de ouvir vocês que fazem planejamento de vários clientes no dia a dia. 

(Giovana) – Olhando para planejamento de mídia, não podemos dizer que as coisas são escritas em pedra e a gente entende que o todo precisa ser olhado, mas como Yooper e com uma boa bagagem em performance conseguimos entender o que funciona melhor. Antes de pensar em planejamento é preciso entender qual o status dos outros concorrentes e entender qual é o posicionamento no mercado, sazonalidade, analisem o status do seu negócio atualmente , quais as oportunidades, entender mais sobre os canais que tem à disposição e explorar.        

(Luana) – Geralmente quando um cliente entra pensando em um planejamento inicial ou até mesmo do zero, é importante olhar para o histórico de tudo que ele já fez e entender o que deu certo e o que não, quais ações sazonais o cliente se faz presente e o bom de ter essa compreensão é saber que nem sempre vai ser necessário apostar apenas em estratégias como 50% de desconto no seu site, pois com os dados corretos é possível realizar uma ação que chame o usuário e que faça com que ele mantenha o interesse em entrar no seu site. E por isso é extremamente importante ter um planejamento em mãos, para que no decorrer do ano, as ações tenham sido programadas com antecedência.  

Eu costumo dizer que é muito comum só lembramos que a Black Friday existe no e-commerce e acabamos esquecendo que existem muitas outras datas nas quais devemos nos atentar como dia das mãe, dia dos pais, natal, é de extrema importância incluí-las no planejamento e pensar antes no que vai fazer, talvez o planejamento pode ser campanhas topo de funil ou seja conquistar mais clientes para poder trabalhar no dia das mãe e enfim ter um bom aproveitamento desse investimento. 

Devemos olhar também para o tom de voz da marca, como desenvolver a comunicação para esses usuários, como será a estrutura dessas campanhas, se irá veicular em shopping, display ou em social. Tudo isso vai depender do objetivo do cliente que vai entender ponto a ponto em conjunto e criar um plano.        

(Leandro) -Faz sentido falarmos principalmente sobre não focar apenas nas etapas de funil. Quando eu olho para esse cross e planejamento de mídia entendo que é quase que obrigatório trazer os mais variados pontos de contato. 

É bastante comum o cliente se planejar para mídia, mas nem sempre é comum ele se planejar para um bom SEO ou CRM por exemplo e pensar em uma régua de comunicação bem estruturada para o dia das mães é pensar em trazer diversas possibilidades como as principais ofertas, kits de presentes, kits por faixa de preço e etc. E acredito que o sucesso do planejamento está muito atrelado a todos os pontos que levantamos anteriormente e a junção de mídia com os outros pontos de contato.

Geralmente o cliente customiza a home e entende que essa ação é o suficiente, mas temos diversas possibilidades como criar uma LP para dia das mães ou para outras datas sazonais além da Black Friday, o que pode maximizar seus resultados.É como eu falei, independente de como você se planeja, PLANEJE-SE e uma dica de ferramenta de gestão de processos que usamos aqui na agência é o monday, é maravilhosa para um planejamento de mídia,  toda a nossa operação roda através do software do monday e se você ainda não tem uma ferramenta de gestão, recomendo pesquisar mais sobre.     

E você que gostou do nosso debate, acompanhe este e outros debates no nosso FAQ Yooper.