O que no começo era apenas um pequeno empreendimento em que todos conseguiam se comunicar sem dificuldades entre si, agora se tornou uma empresa consolidada, repleta de clientes e funcionários.
Se por um lado o desafio era manter a roda girando, dessa vez ele se tornou outro: fazer com o número crescente de colaboradores conviva em harmonia e possa trocar informações relevantes de modo que não haja ruídos ou barreiras físicas ou virtuais. Nesse cenário, o endomarketing surge como uma alternativa para “colocar ordem na casa” e tornar a comunicação interna cada vez melhor dentro das empresas.
Mas, você que acabou de chegar neste blog deve estar se perguntando do outro lado da tela “O que é endomarketing?” e “o que ele pode fazer pela comunicação empresarial do meu negócio?”, não é mesmo?
Nos próximos parágrafos, vamos responder a essa e outras perguntas, além de conhecer as vantagens que essa forma de gestão empresarial pode trazer para o dia a dia no ambiente de trabalho. Continue lendo para saber mais!
Endomarketing: Definição e conceito
Também conhecido como marketing interno, o endomarketing consiste em uma série de ações conjuntas que possuem o objetivo de transformar uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, em um ambiente agradável para seus colaboradores de modo em que eles se sintam valorizados e reconhecidos.
Segundo o pai do marketing, Philip Kotler, o conceito de endomarketing pode ser definido como uma “tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários de forma que eles atendem de forma satisfatória seus clientes”.
Um exemplo prático de endomarketing diz respeito ao envio de e-mails internos. A partir do momento em que os funcionários são informados, diariamente, semanalmente ou em um intervalo definido pela equipe de RH da empresa, eles passam a ser uma melhor ideia de tudo o que acontece na empresa: entrada de novos clientes, colaboradores, realização de eventos, premiações, relatórios de crescimento, ou seja, toda e qualquer informação que irá impactar direta ou indiretamente na produtividade dos funcionários.
Por focar em profissionais, que possuem diferentes desejos, anseios e perfis comportamentais, essas ações de endomarketing se tornam uma mão na roda, pois além de não exigem gastos exorbitantes, elas ainda trazem profundas mudanças para o cotidiano de todo o corpo de colaboradores.
Vantagens de implementar ações de endomarketing no escritório
Agora que você já sabe o que é marketing interno, ou endomarketing, chega o momento de conhecer suas principais vantagens a curto, médio e longo prazo. Optamos por listar apenas aquelas que julgamos mais importantes tanto para a geração de novos negócios quanto para o crescimento e sobrevivência de uma empresa. São elas:
Redução da rotatividade
Este problema ainda é bastante presente na realidade de muitas empresas, tendo como origem uma diversidade de fatores, como baixos salários, ausência de plano de carreira, excesso de trabalho, ambiente tóxico, entre outros.
Ao implementar ações de endomarketing criativas e pontuais é possível contornar esse cenário e alterar a percepção dos funcionários de modo que eles sintam um maior senso de coletividade, companheirismo e sobretudo bem-estar.
Além de evitar perder um colaborador para um concorrente e ver os resultados despencarem, o empresário também previne gastos desnecessários de tempo e dinheiro com preenchimento de papéis, além do efeito que uma saída prematura de um funcionário pode ter sobre todo o clima organizacional.
Aumento da produtividade
Contornado o problema da rotatividade, outro indicador que começa apresentar os primeiros sinais de melhora é aquele ligado a produtividade a partir do momento em que o endomarketing entra em cena.
Aqui, a relação causa e efeito fica ainda mais evidente, pois um índice baixíssimo de funcionários pedindo as contas ou sendo dispensados faz com que a equipe se torne cada vez mais fortalecida e integrada.
Qualidades tão procuradas pelos recrutadores como proatividade também se tornam mais frequentes, impactando na contínua geração de receita para a empresa, o que, por sua vez, leva à sua consolidação da sua marca no mercado, assim como dos produtos e serviços oferecidos.
Maior engajamento
Já percebeu como os pontos citados até aqui vão se ligando naturalmente uns aos outros? Menor rotatividade resulta em maior produtividade que, por sua vez, gera maior engajamento entre os funcionários.
Além de funcionar como um antídoto contra a falta constante de criatividade e diminuir consideravelmente resultados baixos em termos de receita e satisfação dos clientes, o endomarketing como estratégia de gestão também tende a despertar novamente o sentimento de euforia que havia no início das primeiras semanas de trabalho, perdido ao longo dos meses seguintes.
Outro reflexo da adoção do marketing interno está ligado a construção de uma carreira e abertura de novas oportunidades dentro da empresa. Um colaborador engajado é mais propício a se tornar um futuro líder com o passar do tempo, impactando em toda a cadeia produtiva da organização.
Clima organizacional agradável
Uma rotina dinâmica, composta por reuniões internas e externas, além de prazos de entregas e atingimento de metas, tende desgastar lentamente qualquer colaborador, por mais comprometido e habilidoso que ele seja com o seu trabalho.
Como forma de amenizar os efeitos negativos do stress cotidiano é importante que o clima organizacional transmita uma atmosfera agradável e prazerosa para todos. Ações de marketing interno, como realização de eventos integração entre funcionários, café da manhã, happy hour ou qualquer outro programa que fuja temporariamente da rotina são bons caminhos para construir um ambiente mais feliz para os colaboradores.
Bem-estar físico e mental
Um funcionário ou gestor que se sente saudável mental e fisicamente tende a produzir mais e melhor, isso não podemos negar. Um benefício que pode ser notado com a adoção de ações de endomarketing é a redução do surgimento de problemas psicológicos e fisiológicos a médio e longo prazo na cadeia produtiva da empresa, em grande parte desencadeados por pressão e estresse constante.
Reuniões constantes e individuais são ótimos pontos de partida para entender como o colaborador se sente no ambiente de trabalho, quais pontos podem ser ajustados com o objetivo de melhorar a sua produtividade e aumentar a sua sensação de bem-estar. Programas de incentivo à prática de esportes entram em segundo plano, impactando nas funcionalidades do corpo.
Investir no endomarketing é o caminho mais curto para promover uma profunda transformação no marketing interno da sua empresa. Nós, da Yooper, já inserimos essa prática de gestão empresarial no dia a dia da agência e os resultados têm sido bastante promissores.
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