A Black Friday já aconteceu, as festas acabaram, o seu amigo secreto já recebeu o presente e até quem precisou trocar a lembrança teve tempo para isso. Janeiro já está aí e é hora de analisar todas as possibilidades e tendências para o Marketing Digital. Para entender um pouco mais sobre o consumo online em 2019, iremos avaliar alguns acontecimentos e comportamentos que irão impactar diretamente no âmbito digital.
- A Geração Z irá ditar as tendências
Muitos dos nascidos a partir de 2001 estarão no mercado de trabalho, nas universidades e terão direito ao voto, por isso serão eles os responsáveis por dizer o que querem e o que não querem consumir em 2019. Inclusive, essa geração ultrapassa a dos Millennials e se torna a parcela de 32% da população mundial.
- A economia brasileira continuará instável
A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, diminuiu as projeções para o crescimento do Brasil em 2019, por conta de incertezas em reformas estruturais, como é o caso da Reforma da Previdência. A nebulosidade deste cenário provoca desconfiança no que diz respeito a geração de empregos formais e informais, o que é determinante para que o comércio possa vislumbrar oportunidades.
- O consumidor continuará ansioso, mas…
Haverá significativa diminuição no comportamento impulsivo, pois a tendência comportamental terá maior foco na saúde e no bem-estar. Se em 2018 a internet foi refúgio para as pessoas, neste novo ano haverá maior consciência e menos imediatismo. Por outro lado, a tendência em postar mais stories do que posts fixos no feed só aumentará.
- Inteligência Artificial
Tecnologias serão incorporadas em uma maior quantidade de ferramentas que usamos. Isso já vinha acontecendo nos últimos anos e, em 2019, haverá a consolidação da inteligência artificial como aliada em grande parte da nossa vida.
- Os usuários de apps e redes sociais ficarão mais exigentes
Outro comportamento que já vem sendo percebido é o quanto o consumidor avalia não só os produtos ou serviços, mas também as empresas, que serão obrigadas a se posicionar. Usuários irão, se necessário, excluir contas e se recusarão a fazer parte de modelos de negócio dos quais não acreditam, segundo o especialista em UX Don Peppers. Ele ainda afirma que mais pessoas irão instalar bloqueadores de anúncios, recusar pesquisas ou preenchimento de formulários e desativar cookies.
- Comércio emocional
O consumidor irá buscar mais alternativas para lidar com a ansiedade. Um dos reflexos no e-commerce vai ser a migração de compras de produtos físicos para experiências, eventos e outros tipos de conexão com a compra virtual. Além disso, muitas marcas irão transformar seus fãs em microinfluencers.
- Internet killed the video star
Em outras palavras, os gadgets ultrapassaram a TV. Haverá crescimento ainda maior no tempo em que uma pessoa passa na internet em relação ao que assiste televisão. Isso será ainda mais forte em 2019 com a chegada da Warner e Disney aos serviços de streaming, tentando desbancar a Netflix.
- Fique de olho no Instagram
Segundo algumas pessoas que trabalharam ou ainda trabalham na companhia, o foco da rede social no e-commerce vai ser ainda maior, havendo possibilidade de lançar um aplicativo exclusivo para compras online. Portanto, reconhecer o poder das mídias sociais para se conectar com seu público será essencial, e contratar um serviço de Social Media focado no e-commerce é investir em estratégias ainda mais eficazes para o seu negócio.
- O Snapchat pode ressurgir
Com a recusa da venda desse aplicativo para o Facebook e a implementação dos stories no Instagram, Whatsapp e no próprio Facebook, o Snapchat havia sido praticamente engolido por Mark Zuckerberg. Em compensação, a Amazon pode comprar o Snapchat em 2019, o que é algo para se observar.
Com essas observações, podemos verificar a consolidação de muitos comportamentos, como o aumento da confiança em comprar online, e consequentemente, via celular. E ainda, o cliente fará uma melhor análise das empresas antes de tomar qualquer decisão. Com essas informações em mente, há algumas estratégias que podem ser adotadas pelas empresas de e-commerce para aumentar as vendas.
AR: Uma tecnologia muito implementada e que vem com força nesse novo ano é o AR, ou Realidade Aumentada. Com isso, o ambiente de compra passa a ter um visual muito mais realista, perfeito para o comprador que, em 2019, vai prezar ainda mais pela confiança nas marcas e produtos.
Experiências: Para fidelizar o cliente e fazê-lo se sentir único, uma tendência dos e-commerces é investir no “comércio emocional” que citamos anteriormente, proporcionando experiências únicas e engajamento para a marca. Um exemplo é a rede varejista de beleza Glossier, que surgiu de um blog no qual a então assistente de moda Emily Weiss começou a escrever sobre beleza, e seus leitores opinavam sobre os produtos que amavam e os que não recomendavam. Com os valiosos dados adquiridos e uma legião de fãs já consolidada, ela decidiu criar sua própria marca de beleza, totalmente baseada no feedback dos seus leitores e (por que não?) influenciadores.
Personalização: 45% dos consumidores optam por plataformas que fazem recomendações personalizadas com base no comportamento de compra. Isso já vem sendo implementado com base no histórico de compras e nas listas de desejos customizadas pelo próprio cliente. Você certamente já buscou algum produto na internet e viu algo como “pessoas que visualizaram este produto também visualizaram…” ou “você também pode gostar de…”. A Barilliance, empresa de ferramentas de recomendações, publicou recentemente um estudo que aponta que essas ações são as mais certeiras porque o consumidor costuma avaliar o que outras pessoas estão fazendo antes de decidir fechar uma compra na internet, e ainda se interessam por recomendações personalizadas baseadas em suas próprias pesquisas.
Ferramentas de E-commerce: Há, atualmente, uma infinidade de ferramentas que auxiliam no impulsionamento das vendas virtuais. Um exemplo é o Google Ads, que analisa a movimentação do seu site e é próprio para traçar estratégias de segmentação e comunicação com os clientes.
Assistência virtual: Criado para proporcionar experiências ainda mais reais mesmo na internet, o serviço de assistência virtual auxilia nas suas compras online, como se fosse um vendedor de uma loja física. O assistente disponível para algumas plataformas de loja virtual não só facilita na hora de encontrar os produtos, como também indica outros itens relacionados que tendem a agradar os clientes.
Como pudemos perceber, o cenário para o comércio eletrônico neste ano que se inicia é promissor para quem souber aproveitar as oportunidades. Vai ser preciso surpreender o cliente, que já está acostumado a diversos comportamentos do e-commerce no Brasil e mais consciente de seu poder, e tem cada vez mais conhecimento das mídias e plataformas digitais.
Exatamente por isso, é mais do que necessário se preocupar com as melhorias dos processos de venda, tecnologia, experiência do cliente e logística do e-commerce, com o respaldo de profissionais com know-how nas ferramentas, e conscientes de cada passo a ser dado.
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