O que pode prejudicar sua estratégia e resultado em SEO?

Para criar uma estratégia de SEO eficaz, é preciso estar atento a alguns fatores importantes de ranqueamento. Quanto mais otimizados seus conteúdos estiverem, as chances deles se destacarem nos mecanismos de busca são maiores. Uma técnica de SEO mal utilizada pode fazer com que o Google desconsidere o seu conteúdo.

Mas quais práticas são essas? As técnicas vistas como inadequadas pelos sites de busca são chamadas de Black Hat. São estratégias de SEO feitas para enganar os algoritmos do Google e obter resultados rápidos e chegar na primeira página de pesquisa a qualquer custo, sem nenhum planejamento.

Algumas das estratégias consideradas como Black Hat são o excesso de palavras-chave em um texto, conteúdos parecidos ou plagiados, criação de conteúdos de maneira automática (como sites e aplicativos de IA), conteúdo oculto, cloaking, entre outros.

Bate-papo com especialistas

Mas como evitar que o Google barre sua estratégia de SEO? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue lendo para conferir o bate-papo entre o CEO da agência Yooper, Leandro Gorzoni, e os coordenadores de SEO Cristiano Santos e Gabriel Souza sobre o que pode prejudicar a sua estratégia e resultados.

(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com o Gabriel Souza e o Cristiano Santos, nossos coordenadores de SEO aqui da agência. 

E vamos ao debate: o que pode prejudicar sua estratégia e resultado em SEO? O que a gente não recomenda para os nossos clientes? 

(Gabriel)- Boa tarde pessoal. Bom quando falamos de SEO e o que prejudica, automaticamente é o imediatismo, temos que reforçar que é um trabalho de médio a longo prazo é um trabalho que precisa de estrutura de tempo de maturação, até pelas própria ferramentas. Quando pensamos em imediatismo corre-se o risco de ir até o Google e tentar entender como ranquear mais rápido, existem técnicas para ranquear mais rápido? Existem. Elas são boas para o seu site? Na maioria das vezes não.

Existem algumas técnicas chamadas de Black Hat, que são técnicas não recomendadas pelo próprio Google, que são hacks dentro do algoritmo para fazer com que seu site melhore a performance em relação ao posicionamento. 

Qual é o problema disso?  Se o Google identificar ele vai penalizar seu site, existem vários cases de empresas grandes que passaram pela penalização do Google, por exemplo, o turismo sofreu muito com isso, uma grande montadora também. Por que são caminhos mais fáceis e operacionais, eu vou lá crio uns 10 blogs, crio texto muito técnico e enche de link e no final não funciona. 

Outro ponto são as vertentes estratégicas é até complicado falar, mas às vezes a gente segue uma linha estratégica que lá na frente ele vai entender que é ruim, então posso fazer uma estruturação dentro das minhas palavras-chave meta e isso pode desenvolver o menu do meu site e lá na frente, descobrir que isso não faz mais sentido, seja por que não tenho mais esse tipo de produto no estoque, seja porque a minha diretriz de negócio mudou e não foquei na busca do usuário, foquei nos caminhos mais fáceis para criar uma composição de página ou até o branding acabou influenciando dentro da minha url, isso faz com que o projeto consiga avançar em determinado aspecto se você seguir as coordenações táticas e técnicas, mas quando eu conseguir o resultado não vai ser assertivo. 

Por que ai estou posicionando para a palavra-chave que eu não vou converter, que os meus concorrentes não estão ou então estou posicionando para palavra-chave que me traz tráfego desqualificado. Então esses são os top 2 indicativos de cuidado quando a gente olha para SEO. 

(Cristiano)- Boa tarde pessoal. Temos alguns Kpis do que não fazer dentro do site e o mais conhecido é encher de palavras-chave, você pega um texto e começa a repetir palavra-chave é o que a gente chama de keyword tof, e é uma leitura chata, cansativo, e além de colocar várias vezes a palavra-chave ainda coloca em negrito. Então a pessoa acha que repetir várias vezes vai ajudar, mas aí seu ranqueamento vai cair, pois o robô é inteligente, ele sabe que você está forçando. Em SEO existe um termo chamado densidade de palavras-chave, de acordo com a quantidade de texto que tem na página, existe uma densidade de palavras-chave principal  que você deve colocar e o link que você deve colocar. 

Outro ponto é ocultar conteúdo, por que o desenvolvedor deixa no CSS que é a estilização do HTML, ele deixa no código, não mostra para o usuário, mas o Google lê. É uma informação camuflada, e aí o robô identifica no display none ou se ele não usa esse display none ele usa atrás da imagem e o Google identifica e seu site pode cair e até ser banida da searp. E para conseguir entrar na searp novamente, você vai precisar provar com prints e análises que você não faz mais isso. É mais fácil você tentar ranquear do que tentar voltar para searp. 

Tem também linkbuilder feito de maneira desproporcional, blog spam, mas vamos fechar nesses dois. 

(Leandro)- Texto copiado não é black hat? O fornecedor me mandou esse texto eu copiei e colei, só que ele mandou para mim e para mais oitocentos clientes, é uma descrição ótima, linda mas feita para muitos sites, copiei e colei, é black hat?

(Cristiano)-  O John Mueller em um de seus twits dizendo que define essa ação como um black hat que não é passivo de punição, pois o google só vai olhar e passar direto, você não vai indexar ou até vai mas não vai ter a mesma propriedade como se fosse um conteúdo inédito. O robô vai passar pelo seu conteúdo e identificar que já foi publicado e vai olhar para o seu e desconsiderar. 

(Leandro)- Obrigado pelas respostas. E você que gostou do nosso debate, curte, compartilhe, se inscreva no canal e acompanhe este e outros vídeos no nosso FAQ Yooper.