(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com a Luana Merlyn e a Giovanna Brazan, nossas coordenadoras de Performance aqui da agência.

E vamos ao debate. Por que investir em campanhas de mídia paga? Aquela clássica pergunta, principalmente para clientes que tem um orgânico muito bem estabelecido, que vem com um SEO com rampagem super legal, fez toda a lição de casa, e questiona, por que que eu preciso investir em mídia paga se eu já tenho uma estrutura tão bem desenvolvida? Ou às vezes aquele cara que não tem a sua casa estruturada em SEO, mas que também tem essa dúvida, que é uma dúvida relativamente básica, mas com respostas extremamente complexas. 

(Giovana) -Bom, porque investir em mídia paga? Hoje acho que os clientes já chegam com essa resposta na ponta da língua, né? Sabemos o quão difícil é aparecer em patrocinados investindo pouco e o quão gigantesco é esse espaço. Atualmente todo mundo está patrocinando alguma coisa independentemente do objetivo, se deseja expandir, fazer uma função de base para o seu site, se está começando agora , se está falando de produto. Boa parte das pessoas já entenderam que precisamos investir para serem vistas. Mas tudo está muito relacionado à estrutura que se tem por trás. Com foco em performance desenvolvemos toda uma estrutura de campanhas onde é possível impactar a pessoa certa, com o interesse certo e no momento certo. 

Então se não há investimento em mídia paga, como aparecer? Como alavancar seu negócio? É a mesma realidade de quem só tem loja física, só quem está por perto encontra, só quem passa por você irá te achar. Agora se você investir em mídia paga é possível expandir esse alcance independente de onde você está. 

(Luana) – Eu costumo brincar que mídia paga acaba sendo um atalho, porque no orgânico você aparece, mas com um trabalho a longo prazo e o mesmo acontece nas redes sociais. É preciso se posicionar, quase que um trabalho de formiguinha e é muito essencial, porém mais lento. Agora na mídia paga não, esse processo é mais acelerado pois se torna possível aparecer primeiro, conseguimos convencer o usuário de que ele precisa daquele produto ou serviço então é bem importante apostar. 

O segundo ponto,é onde seu concorrente está e caso não esteja é só questão de tempo. Se você não começar a investir agora pode ser tarde, pois ele vai conquistar posicionamento, relevância no google e inteligência nas campanhas. Isso tudo focando em clientes menores, mas quando olhamos para os clientes maiores, eles também precisam de um público novo, de novos clientes , trabalhar remarketing, abandono de carrinho e no orgânico não é possível retrabalhar um lead ou cliente, então investir em mídia paga é de extrema importância.     

(Leandro) – São dois extremos , o cara que acabou de abrir e o cara que não está conseguindo escalar a operação. Mas apesar da pergunta trazer o porque investir em mídia paga, a grande questão é como, e é aí, que entra o trabalho da própria Yooper, de como fazer isso acontecer como desempenhar isso de maneira estratégica, por que o como está muito condicionado ao momento e é aí que entram as etapas de funil.   

Então se perguntar o porquê é extremamente necessário e faz muito sentido. Mas ele sempre deve vir acompanhado do como, que pode ser um grande desafio. 

Você que gostou do nosso debate, acompanhe este e outros vídeos no nosso Faq Yooper.