Preciso de um time de desenvolvimento para realizar as ações de SEO?

Ações de SEO significam implementar estratégias robustas de otimização de sites, exigindo um forte conhecimento e habilidade de profissionais de diferentes áreas como conteúdo, marketing, desenvolvimento, análise técnica, business intelligence, entre outras.

Na prática, a pluralidade de profissionais e de conhecimentos representa o que chamamos de olhar 360º. É possível apenas uma pessoa estar envolvida nas atividades de SEO de uma organização, porém, é fundamental que ela possua um conhecimento avançado na área de otimização, já que trabalha-se envolvendo diferentes fluxos nos processos de planejamento e execução das estratégias voltadas para um projeto ou para um cliente.

Quando pensamos em um time de desenvolvimento de ações de SEO, esse fluxo é reduzido consideravelmente, pois teremos basicamente toda uma equipe com diferentes habilidades dedicadas exclusivamente nos resultados de um mesmo projeto.

Bate-papo com especialistas

Para entender melhor se vale a pena investir em uma agência, o CEO da agência Yooper, Leandro Gorzoni, e os coordenadores de SEO Gabriel Souza e Cristiano Santos debateram sobre a importância de uma equipe de SEO multidisciplinar dedicada a estratégias de otimização dentro de uma organização, seja da própria empresa ou em parceria com uma agência de marketing digital.

Continue a leitura para saber como um time de SEO funciona e quais são os benefícios em fazer uma parceria com profissionais de SEO para trabalhar em seu site.

(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com o Gabriel Souza e o Cristiano Santos, nossos coordenadores de SEO aqui da agência. 

E vamos ao debate preciso de time de desenvolvimento para realizar as ações de SEO? Sabemos como algumas plataformas são travadas ou mais engessadas e até mais dependentes melhor dizendo de desenvolvedores e queria saber de vocês como vocês veem essa relação, é possível fazer SEO só com os campos ativos? Quais as plataformas vocês sentem mais confortáveis de operar SEO, considerando somente a plataforma que tem essa carência de desenvolvedores, como é que vocês veem isso? 

(Gabriel)- Boa tarde pessoal. Você não precisa necessariamente ter um time de desenvolvimento para aplicar ações de SEO, esse time pode ser através de uma agência de suporte, pode ter algum prestador de serviço com as skills necessárias de desenvolvimento, mas ter essa pessoa envolvida nas atividades de SEO é sim importante. 

Quando a gente vê uma atualização como aconteceu ano passado de core web vídeos, que aí estamos falando de desempenho performático de site, a gente fala de UX cada vez mais importante em uma composição de SEO para um posicionamento, preciso sim desse apoio em desenvolvimento, para que eu possa implementar uma série de ações que eu sei que são necessárias. Então significa que se eu não tenho um time de desenvolvimento eu não vou fazer SEO? Pelo contrário, significa que você precisa fazer as ações que são plausíveis dentro da sua plataforma desde já, porque você vai ter uma série de trava mas você ainda tem alguns campos possíveis de otimizar. 

Quanto a plataforma é bem complicado a gente te dá um direcionamento de qual a gente gosta de trabalhar mais ou menos, por que vai muito de histórico e perfil do profissional, mas eu prefiro a F.biz e a Vtex, por ter uma maleabilidade com algumas implementações que são bem interessantes, e agora com o projeto de Vtex IO, que a gente está passando assim como o mercado por essas transformações, eu acredito que venha para agregar muito em relação a subconteudo, mudar alguma coisa em relação a layout e que vem para ajudar, óbvio que vamos passar por períodos de adaptação e melhorias da própria Vtex que serão importantes, mas é um sinal de que talvez tenhamos uma plataforma com mais funções frente às alterações. 

Mas sim, é importante ter esse time de desenvolvimento, mas não deve ser impeditivo para você iniciar um projeto de SEO.      

(Cristiano)- Boa tarde pessoal. É preciso ter, mas se você não tem, não será o fim do mundo, você tem otimizações possíveis independente da plataforma, ela sempre vai te dar um respaldo curto, simples ou abrangente. 

A questão é que quando você não tem um suporte de Dev, você vai ficar muito limitado, eu diria que de 0 a 100%, você ficaria limitado em média uns 70%, pois, se você não tem uma pessoa inclinada para a tecnologia, você não vai saber instalar o google analytics, vai ter dificuldades com tagueamento, por exemplo, estamos falando de ferramentas simples para que você monitore o seu e-commerce e saber como está interagindo. 

Então não ter uma equipe de Dev não te impede, mas te dá um bloqueio que te faz perder grandes possibilidades. Na yooper costumamos trabalhar com a frente não apenas de desenvolvedor mas também com redator, não está na pergunta mas é uma peça extremamente importante. 

Esse é um ponto legal, porque, entendendo que o cliente ou que você que está vendo o vídeo não entenda de tecnologia e tem uma plataforma extremamente limitada e não tem um parceiro de tecnologia eu garanto que a sua plataforma tem campo de descrição de produto. Já é algo que o conteúdo pode se apropriar, talvez não tenha descrição de categoria, talvez não tenha indexação de Url, talvez não tenha um menu super flexível, mas sempre dá para encontrar meios para você conseguir desenvolver. 

E aí um bom texto na descrição do produto é ali que você consegue conquistar boas posições mesmo sem uma equipe de desenvolvedores. Majoritariamente o sucesso vem de quem tem bons parceiros que tocam os nossos projetos mas não é um fator determinante. E cabe muito de caso a caso, se cabe no orçamento, pois, existe a relação do parceiro que é contratar uma empresa de horas, existe ter uma equipe interna e não ter nenhum dos dois. 

Então entender por qual você flutua, qual se adequa melhor a sua necessidade e a Yooper obviamente te ajuda a tomar essa decisão, nosso time de SEO consegue entender muito bem para onde você vai estar caminhando, se faz sentido contar com alguns de nossos parceiros, se faz sentido internalizar, se faz sentido não começar com esse custo agora e por aí vai mas limitar o seu projeto por isso de fato é algo complicado. 

(Leandro)- Obrigado pelas respostas. E você que gostou do nosso debate, curte, compartilhe, se inscreva no canal e acompanhe este e outros vídeos no nosso FAQ Yooper