(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com a Luana Merlyn e a Giovanna Brazan, nossas coordenadoras de Performance aqui da agência.

E vamos ao debate. Qual o valor que devo investir em mídia paga? Essa é uma pergunta que 99% dos novos clientes, prospects e leads têm quando abrem um negócio. Dúvidas como quanto é preciso investir para ter um resultado saudável ? É uma questão extremamente complexa, mas quero ouvir as mais variadas opiniões porque não tem certo e errado, e acho que a beleza do marketing digital é essa.  

Então quero ouvir a opinião de vocês, para onde que o cliente tem que olhar, mínimos, máximos, quero abrir uma operação, já tenho uma operação mas não consigo escalar, será que eu não escalo por que estou investindo pouco ou estou investindo muito e acabo jogando dinheiro fora? Vamos debater.

(Luana)- Depende muito da estratégia, segmento, do momento do cliente. Por exemplo: é uma operação que começou agora e ela precisa ser rentável para se sustentar, talvez não dê para investir um valor mínimo de R$5.000,00 por não conseguir escalar seu faturamento. 

Outro exemplo é o do carro, você quer ir do ponto A ao ponto B em uma velocidade de 20km por hora, a chegada será mais devagar, não dá para chegar na rapidez que você precisa, então em mídia o investimento seria isso, ir colocando mais, é claro que não é algo proporcional, não é uma conta que a gente faz e estipula quanto vai vir de receita, mas é sempre bom lembrar que tem os concorrentes. Então se já tem outros players fazendo campanha investindo, a gente vai precisar concorrer com eles,então talvez colocar um investimento muito baixo, só vai fazer com que o ganho de resultados seja mais lento, não consegue escalar de uma forma tão brusca. 

Outro ponto é que, se o investimento é muito enxuto, não será possível fazer campanha de topo e meio de funil que são campanhas de prospecção, talvez consiga trabalhar só fundo e as vezes é uma marca pouco conhecida no mercado, como a gente justifica essa marca, convence o consumidor a comprar com ela ? Se ele nunca ouviu falar, será que ele vai confiar logo de primeira? Então existem alguns pontos que acabam atrapalhando se a gente investe somente na etapa de fundo do funil. 

Agora pensando em investimento máximo, não existe! Sempre vamos ter abertura para uma campanha nova, se o cliente já investe em campanhas “feijão com arroz” ele pode olhar para o youtube como uma possibilidade, pode abrir Brasil se só faz São Paulo ou seja sempre existirão outras possibilidades por isso acredito que nunca terá um máximo. O que não acho interessante é triplicar o investimento no mês seguinte porque o mês atual foi super bom e aí o cliente quer escalar tudo de uma vez, precisa ser uma escadinha. 

(Giovana) – É bastante comum o cliente chegar com o valor que ele está disposto a investir naquele momento. E hoje temos ferramentas e recursos capazes de analisar o quanto que o mercado está pedindo por cada palavra- chave, quanto os concorrentes estão utilizando, e é óbvio que é uma estimativa, na qual dá para ter uma média muito boa, então se vamos competir precisamos estar presentes. 

Tem também aquele momento de analisar uma marca nova, e ai o site precisa estar muito bem estruturado a ponto de passar confiança e o lead se sentir seguro de comprar, é um ponto que foge um pouco de mídia mas costumamos bater bastante nesta tecla, por que se não, não adianta atingir as pessoas certas e que tem interesse mas que nunca ouviram falar, ou o site não é confiável, não tem avaliação, não tem política, não me diz o prazo certo e por mais que não saia um pouco de mídia, precisamos trazer de insights. 

E olhando para projetos menores como os que acabaram de iniciar e ainda não tem um bom valor de investimento para competir com os demais players do mercado, é importante começar por partes, como escolher produtos que tenham mais margem, que tenham mais oportunidade para trabalhar, que tem mais estoque e aí olhando para cada caixinha será possível um crescimento a longo prazo. 

No google é possível controlar o investimento e ao entender a performance, conseguimos controlar ajustes de lance, que são algumas das ferramentas que a gente tem para controlar o ROI, afinal a intenção é ter um retorno daquele investimento e não adquirir prejuízos. O unico porem dessas ferramentas é que são de aprendizagem ou seja enquanto não tivermos conversão nenhuma, elas não vão rodar e então não será possível trazer o que o cliente espera. 

É muito comum no começo do projeto ter um tempo de aprendizagem, ficar bem alinhado com o cliente, implementar os testes e ir por partes, e quando estamos falando de projetos grandes também, entender o que ainda não foi explorado, onde tem mais oportunidade, onde está mais rentável, onde tem mais busca e utilizar nossos recursos e ferramentas que vão trazer esses números para facilitar o entendimento sobre quais são os canais mais viáveis, como mídias programáticas por exemplo, por isso a importância em entender onde é que vamos explorar.    

(Leandro) – Justamente por essa janela de aprendizagem que a gente entende que não faz sentido esse crescimento tão exacerbado em um curto espaço de tempo, por que você mata a aprendizagem do canal ou seja dê tempo da ferramenta aprender, para que cresça budget, mas cresça na medida que a ferramenta consiga aprender, para que você não queime dinheiro não tendo o resultado esperado, pois é um orçamento que ainda não tinha dados o suficiente para a plataforma conseguir gerenciar. 

Um ponto muito importante são as ferramentas citadas acima, uma se chama SemRush que traz uma média de investimento de cada Player e tendências e Google em Keyword é planner tool que traz o volume de busca.   

Você que gostou do nosso debate, acompanhe este e outros vídeos no nosso Faq Yooper.