(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com a Luana Merlyn e a Giovanna Brazan, nossas coordenadoras de Performance aqui da agência.

E vamos ao debate. Preciso ter um time de design interno para produzir as peças gráficas? Às vezes essa dúvida vem muito para um cliente um pouquinho menor, com uma operação não tão desenvolvida ainda, que está naquela etapa de se questionar sobre ter ou não uma estrutura interna, ter um design para contratar uma agência é mais efetivo, preciso terceirizar esse serviço, Como é que vocês veem isso ao lidar com vários e vários clientes e segmentos da agência.

(Luana) – Gostaria de começar dizendo que nós temos um time de design, então é possível contratar mídia e designer junto. E apesar de fazermos esse trabalho internamente, conseguimos dar todo o suporte, existem alguns pontos que a trabalhar quando o cliente não tem um time interno, por exemplo, se tiver uma sazonalidade e a gente fez as peças mas o banner do site esse cliente não vai ter quem faça e por mais que a gente consiga vender esse serviço, começam a ser tantos adicionais que compromete a praticidade do dia a dia que ter um profissional interno.

Outro exemplo bom são as campanhas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, se o usuário tiver a curiosidade de seguir a página ou somente acessar, ele vai ver que o conteúdo é totalmente diferente do que a gente divulga, por não ser o mesmo designer que fez. Então se pensarmos que o objetivo é crescer e ter uma marca consolidada, precisamos olhar para pontos importantes como identidade visual. Então a curto prazo funciona, mas talvez a longo seja preciso ter uma estrutura um pouco maior.       

(Giovana) – Seguindo a mesma linha de raciocínio da Lu, é bom pensar se essa pessoa interna realmente trabalha com aquilo ou estamos falando de recursos, como por exemplo, usar um photoshop ou usar um canvas. 

Por que já tivemos experiência em ter clientes que optaram em internalizar esse serviço e trazem peças que não foram feitas em photoshop ou de plataformas super profissionais, mas que funcionam muito bem, por que o cliente conseguiu entender o que realmente funciona para a área dele, usa o manual de marca, mantém o padrão de qualidade, os formatos ideias. O que eu entendo que pode fazer diferença hoje, está muito atrelado a agilidade, pois dentro da agência a gente tem todo um planejamento e às vezes o cliente consegue entregar essas peças mais rápido e pronto para veicular.  

Então depende do quão profissional essas peças vão ser, como é que a gente está lidando com a plataforma e o quanto você cliente está confortável com isso. Se tiver um bom planejamento, um manual de marca bacana, a gente consegue seguir e se adequar. Quando não tem manual de marca, tudo é muito referencial do site, precisamos alinhar para ter um projeto bem unificado e estamos super aqui para guiar o cliente.             

(Leandro) – Se você quer terceirizar esse serviço é muito importante ter clareza no que você quer e qual é o seu posicionamento de marca. Pois se você não tem clareza, dificilmente vai conseguir passar para um terceiro o que espera dessa peça por exemplo. Então, caso você tenha dúvidas ou pouca clareza, aí é melhor você optar em manter uma operação interna, por que uma pessoa absorvendo o seu business será muito mais fácil incorporar as características da marca, como você quer apresentar essa marca em linhas visuais.

Agora se tem clareza, acredito que você pode se dar o luxo de terceirizar e entender quem é o parceiro ideal para produzir essas peças para vocês. 

E você que gostou do nosso debate. Acompanhem este e outros debates no nosso FAQ Yooper.