Muito se fala sobre estratégias digitais, que podem aumentar a visibilidade do seu e-commerce na internet e fazê-lo conquistar mais clientes, o que resulta em um constante interesse em investir mais tempo no ambiente online, procurando compreender seus mecanismos de funcionamento.
O trade marketing, por exemplo, surge como uma forma de alinhar sua equipe de marketing com a de vendas, de forma que ambas dialoguem entre si para construir estratégias focadas no comércio de produtos, tanto dentro da internet quanto fora dela.
Mesmo com essa aparente vantagem, o significado em torno do termo trade marketing ainda desperta muitas dúvidas em profissionais de marketing, empreendedores ou quaisquer outros indivíduos que compõem a cadeia produtiva de uma empresa.
Para esclarecer a esse e outros pontos, você confere, logo abaixo, uma definição completa e abrangente do termo, além das vantagens da sua aplicação no cotidiano de um e-commerce de pequeno, médio ou grande porte. Continue lendo!
O que é trade marketing
Por estar em constante evolução o conceito de trade marketing tem mudado muito com o passar dos anos, mas ainda assim podemos defini-lo como uma filosofia de trabalho em que os canais de vendas são usados para estreitar as relações entre varejista e fabricantes, sempre com o objetivo de agregar valor para a marca e construir uma relação saudável e frutífera com seus consumidores.
Surgido na Europa, durante a transição da década de 1990 para os anos 2000, o termo ganhou força a partir do momento em que os varejistas perceberam que focar apenas no crescimento das suas lojas já não era suficiente para aumentar a lucratividade dos seus negócios.
Com o estreitamento da comunicação entre varejistas e distribuidores, a relação entre vendedores e consumidores, no sentido de realizar uma venda, se torna mais fácil, pois o conhecimento acerca de produtos e serviços é compartilhado entre ambos, tornando-se uma importante vantagem competitiva no momento do fechamento de um negócio.
Pilares do trade marketing e como eles trabalham em conjunto a favor do varejista
Agora que você já compreendeu melhor o funcionamento do trade marketing, chega o momento de entender quais são as suas ramificações dentro de uma empresa, e como elas interagem entre si.
Desde o começo, é importante que elas sejam trabalhadas em conjunto pela empresa, a fim de maximizar os resultados em torno da construção da sua imagem e da receita que se pretende atingir. O marketing de relacionamento e o PDV são algumas delas que merecem atenção.
Marketing de relacionamento
Quando fabricantes e revendedores dialogam entre si e entram em acordo com quais estratégias aplicar na promoção de uma série de produtos e serviços, quem mais sai ganhando com isso é o próprio consumidor.
Essa ação de trade marketing, também definida como relacionamento de marketing, é extremamente importante na construção da confiança do consumidor, que passa a ver a marca com outros olhos quando a mesma estabelece uma relação comercial mais próxima e menos robótica desde o primeiro contato, seja por telefone, chat online ou até mesmo presencialmente.
Se implementado com sucesso, o marketing de relacionamento caminha por si só, dando os primeiros sinais da sua eficácia quando o boca a boca gerado pelas suas ações de fidelização de clientes se torna cada vez mais frequente, adquirindo grandes proporções espaciais e virtuais.
PDV
Também denominado ponto de venda, o PDV é outro beneficiado pelo trade marketing. Diretamente ligado à cadeia de vendas, ele funciona como o primeiro contato que o consumidor tem com a sua marca.
Como consiste em uma loja física, a unidade tende a exercer uma influência sobre o consumidor, fazendo-o realizar a compra ali, diante da vantagem de levar o produto para casa no logo em seguida.
Por isso que o marketing promocional tende a ser um ótimo aliado a favor do lojista, tanto aquele que trabalha no ponto de venda quanto aquele que está está atrás de um computador, pronto para esclarecer dúvidas e direcionar a compra de um produto ou serviço da melhor maneira possível.
Como você pode notar, o trade marketing mudou muito a relação entre marcas e consumidor, tornando-a uma via de mão dupla quando o assunto é aumentar o conhecimento sobre determinado produto ou serviço.
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