Conheça algumas dicas que podem ajudar seu e-commerce a ter mais sucesso nessa data especial!
Quem tem uma loja virtual sabe que as datas comemorativas são períodos de alta rentabilidade, quando bem trabalhadas. Perto dessas datas, oferecer vantagens, ser reconhecido e estar preparado faz toda a diferença, aumentando exponencialmente suas chances de ter mais sucesso nas vendas pela internet.
Assim como as demais datas sazonais, o Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para expandir a marca, fidelizar clientes e ganhar autoridade – fatores diretamente responsáveis pelo crescimento de um e-commerce. Sendo comemorada no início de agosto, a data vem se consolidando como uma das mais rentáveis do ano, apresentando números promissores continuamente.
Além disso, o Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre, período que costuma concentrar a maior porcentagem de vendas do ano, principalmente para as áreas de moda e acessórios, livros, eletrônicos, eletrodomésticos e para o mercado de beleza e saúde.
Pensando nisso, separamos algumas dicas da nossa equipe sobre as melhores ações de marketing para alavancar suas vendas online no Dia dos Pais. Vem com a gente!
Social Media: seja diferenciado
Investir em aumentar as vendas nas redes sociais tem se mostrado um dos pilares mais importantes de qualquer empresa que aposta em estratégias de marketing digital. Isso porque, apesar de lidarmos com números, sistemas, algoritmos e plataformas, o cliente final continua sendo um indivíduo.
Vindo do latim, o termo “socialis” traz o segredo do sucesso: criar uma relação de pertencimento com cada indivíduo que será impactado pelas suas ações. Por isso, as diferentes ferramentas utilizadas pelas equipes de social media servem, sobretudo, para estabelecer uma relação de proximidade entre e-commerce e público-alvo, além de construir a autoridade da marca.
Depois de entender qual é a força motriz da área, fica fácil captar qual a importância dela para o Dia dos Pais. Assim como o Dia dos Namorados ou o Dia das Mães, essa data se estabelece sobre pilares subjetivos como carinho e gratidão, valores que podem ser trabalhados para atrair mais compradores.
Além disso, existem diversas formas de usar as redes sociais a favor do seu negócio. Confira algumas dicas da nossa equipe para alavancar suas vendas nessa data!
Influencie e seja visto
Hoje, Instagram e Facebook são ferramentas totalmente dominadas pelos influenciadores, profissionais com forte potencial de persuasão que, como o nome já indica, influenciam pessoas a seguirem determinados comportamentos, conhecerem marcas e adquirirem certos produtos.
Dentro do universo de social media, é possível utilizá-los de duas formas: encontrar um influenciador para apresentar seus produtos como uma boa forma de presentear os pais ou então escolher alguém com aquele perfil de “paizão” para falar dos produtos no dia a dia de um pai, mostrando suas vantagens e utilidades.
Embora muitas empresas fiquem relutantes em utilizá-los, essas pessoas são uma forma muito eficaz de aumentar a visibilidade da sua loja virtual, tornando o marketing de influência um bom investimento a curto e médio-prazo.
Dica do especialista
Facebook – Descobrindo quem realmente quer comprar
Uma dica simples, mas que pode elevar consideravelmente o seu ROI é combinar as características e interesses do seu público no Facebook com o critério “Compras na Internet”.
Essa personalização do público-alvo garante que a engine do Facebook seja capaz de filtrar, entre as características definidas, pessoas com interesse real em comprar na internet, combinando com seus filtros de gênero, idade ou outros interesses.
Para isso, basta acessar o Facebook Ads e inserir o termo “Compras na Internet” como foi feito no box abaixo:
Crie uma condição diferenciada para essa data
Não há quem não goste de um bom desconto ou brinde na hora de comprar online. Por isso, utilizar essas estratégias a seu favor é uma dica certeira. Os brindes tendem a ser mais atrativos, mas nem sempre são uma opção viável para o estoque do seu negócio.
Nesses casos, oferecer um desconto real pode ser uma boa forma de convencer o cliente a adquirir seus produtos para o dia dos pais. Depois de identificar qual a melhor opção para a sua loja, é hora de construir um relacionamento, brincar com a imaginação e pensar fora da caixa.
Pense em maneiras inovadoras de divulgar o desconto, sempre se utilizando das relações de família, do universo dos pais e dos valores em comum entre sua empresa e a data.
SEO: faça o mecanismo funcionar por você
Enquanto as redes sociais exigem um comportamento mais ativo, o universo de SEO é a engrenagem fundamental para ganhar uma posição de destaque nos motores de busca. Se em social o objetivo é construir um relacionamento, em SEO para e-commerce, por exemplo, a sua missão é aumentar a relevância e aparecer nas primeiras posições do Google.
Por ser uma espécie de “etapa interna”, trabalhada diretamente dentro do seu e-commerce, a atividade feita para alavancar suas vendas no Dia dos Pais nessa área é executada em alguns passos fundamentais. Confira:
Defina suas palavras-chaves
O termo keyword é um dos famosinhos do mundo digital. Por quê? A resposta é bem simples: o bom uso das palavras-chaves é responsável por garantir que, ao procurar algo no Google, sua empresa apareça como uma sugestão imediata, já que raramente alguém insiste em procurar nas páginas de pesquisas subsequentes.
Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer o levantamento das principais keywords do seu e-commerce como, por exemplo, o Keyword Planner. Com essa e outras ferramentas gratuitas, você será capaz de selecionar os termos mais buscados para cada uma das datas, entendendo o que se aplica à sua estratégia de conteúdo e ao seu e-commerce.
No Dia dos Pais, selecionar os termos ideais e usá-los por todo o seu site é essencial. Além disso, pesquisas como “mensagem para o dia dos pais”, “feliz dia dos pais” e até mesmo “presente dia dos pais” possuem excelentes volumes de busca, chegando a atingir um número expressivo de pesquisas todos os anos.
Termos como “dia dos pais” ou “mensagem dia dos pais” costumam apontar uma direção segura a se seguir, indicando que alguns consumidores tendem a utilizar a data para procurar informações novas e atualizadas. Que tal já começar a trabalhar a combinação entre os termos “Dia dos pais” para ir se antecipando?
Dica do especialista
SEO – Conhecendo as principais pesquisas do Dia dos Pais
Saber exatamente o que as pessoas pesquisam nessa data e usar as informações a seu favor é uma poderosa ferramenta para ganhar ranqueamento, aumentar o tráfego e gerar mais vendas online no seu site. Por isso, antes de criar uma landing page é essencial estabelecer suas palavras-chaves meta que devem ser utilizadas por todo o site e também na sua nova página de destino.
Com uma listagem completa das buscas e volumes referentes ao Dia dos Pais, fica muito mais fácil entender quais dúvidas dos seus consumidores você pode responder e quais os temas que você pode trabalhar para estar um passo à frente. Após criar a sua lista de keywords, faça uma análise dos seguintes aspectos:
- Dúvidas dos Consumidores: quais são as principais dúvidas que você pode responder para aumentar seu tráfego?
- Padrões de Busca: os consumidores buscam algum tema específico ou fazem pesquisas de um modo que você possa se aproveitar para ganhar ranking?
- Estratégia interna: quais os volumes de busca dos termos que escolhi para trabalhar titles, descriptions e linkagens? Faz sentido criar uma landing page com essas palavras-chaves visando o potencial de busca?
Com as respostas obtidas dessas pequenas análises, é possível construir uma estratégia muito mais sólida e efetiva para aumentar ainda mais o sucesso do seu e-commerce nesta data!
Crie uma Landing Page
A criação de landing pages personalizadas é uma das principais ferramentas da otimização de sites, já que nelas é possível aplicar e trabalhar o ranqueamento das palavras-chaves específicas sobre determinado tema.
Apesar da homepage ser a página principal, as páginas de destino muitas vezes são a porta de entrada dos usuários, principalmente em datas especiais.
Por isso, crie uma landing page personalizada com os produtos que deseja anunciar, como boas opções de presentes para os dias dos pais, e trabalhe as keywords aplicando-as tanto no conteúdo quanto na estrutura do site. É indispensável que os termos principais sejam aplicados na URL, title, descriptions e handing tags.
Insira a Landing Page na Homepage
Após criar a sua landing page para o Dia dos Pais, é essencial inseri-la na homepage para que a estratégia funcione.
Como nós já falamos, a landing page é uma página secundária pela qual os usuários aterrissam no seu site, enquanto a homepage é a página principal e de maior importância.
Ao inserir o link da sua página promocional na home, você dá a ela mais relevância, ajudando a melhorar o ranqueamento e a visibilidade. Para que a estratégia funcione, é ideal aplicá-la de 4 a 6 meses antes da data sazonal, fazendo com que, até a data esperada, sua página já possua uma posição de destaque.
Trabalhe com Link Building e Backlinks
Qual o seu critério para comprar em uma loja física? Normalmente, ao escolher um lugar para realizar nossas compras, nós costumamos levar em consideração fatores como ter o produto desejado disponível, possuir um bom custo-benefício e, acima de tudo, ter credibilidade no mercado.
Na hora de fazer uma compra online não é muito diferente. Para realizar um pedido no seu site, o usuário precisa ter certeza de que ele é confiável. E nada é melhor para assegurar isso do que uma indicação.
No mundo digital, essa troca de indicações e referências ao seu site é conhecida como Link Building, uma poderosa ferramenta para a criação de autoridade e popularidade da sua loja. Ter sites externos citando e recomendando sua loja funciona exatamente como a indicação de um amigo ou profissional, que te faz escolher entre uma loja e outra.
Para aumentar o número de pessoas que conhecem sua marca, trabalhar essa estratégia é um passo importante.
Por isso, busque fazer parcerias com blogs e sites que tenham relação com o seu mercado de atuação, sempre diversificando-os para conseguir balancear a quantidade e qualidade de links externos.
Se você possui um ecommerce de moda masculina, por exemplo, encontrar sites que falem sobre o tema, e negociar a indicação da sua marca, é uma forma de ganhar a influência de quem sabe do que está falando, tornando você uma forte opção de onde comprar o presente para o papai!
Fuja do “Clique Aqui”
Ao contrário do que se pensa, hoje é essencial que suas palavras-chaves sejam usadas no texto-âncora, aquele que fica visível e clicável no link.
Mais do que apenas deixar o caminho a ser seguido lá, usar as keywords nos anchor texts garante que, além de adiantar o assunto e indicar para onde você está redirecionando o usuário, você possa dizer aos algoritmos de pesquisa para qual assunto aquele link é relevante.
Não delete a Landing Page depois da data
Para chegar até aqui e criar uma estratégia de marketing complexa e funcional, você precisou realizar, no mínimo, cinco etapas. Todo esse trabalho é responsável por tornar seu e-commerce mais relevante ao longo do ano, além de te proporcionar uma posição de destaque nas buscas referentes àquela data especial.
Passado o dia dos pais, é comum que muitas lojas deletem a landing page personalizada e criem uma nova no ano seguinte. Ao fazer isso, você estará resetando toda a estratégia, desperdiçando todo o tempo e trabalho gasto para ranquear a página e conquistar relevância.
O ideal é que, ao finalizar o período de dia dos pais, você oculte a página, mas a mantenha acessível. Assim, o trabalho de ranqueamento continuará ocorrendo e, com a chegada da data no ano seguinte, você terá uma página ainda mais forte e relevante.
Performance: Invista na coisa certa!
Administrar um e-commerce é uma tarefa árdua e muito trabalhosa para os navegantes de primeira viagem. Isso porque o sucesso de uma loja virtual exige uma postura ativa, dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
A área de performance é responsável por reverter seus investimentos em resultados reais e objetivos, aplicando os recursos nos melhores canais para o seu negócio. Com soluções específicas, de acordo com o seu objetivo e com o seu investimento, essa área ajuda a gerar oportunidades e a tornar sua estratégia mais eficaz.
Personalize o remarketing para essa data
Sabe quando você visita um site buscando um produto e depois passa a vê-lo por toda parte, em anúncios e até mesmo no Facebook? Pode até parecer que o Google lê seus pensamentos, mas na verdade é apenas uma estratégia de remarketing.
O remarketing é uma ferramenta do Google AdWords que identifica os usuários que já visitaram o seu site e passa a acompanhá-los com campanhas e banners sobre o objeto de interesse visitado.
A internet é uma ferramenta revolucionária de consumo, permitindo que você compare preços e planeje suas compras com antecedência.
Muitas vezes, ao pesquisar determinado produto no seu site, o visitante pode não ter a real intenção de compra naquele momento. Trabalhando ações de remarketing, você pode impactá-lo diversas vezes, aumentando as chances de gerar uma conversão em outra ocasião.
Mas, além de acompanhar os potenciais clientes com um produto específico, o remarketing pode ser utilizado para criar ações especiais para o Dia dos Pais, como anunciar um cupom de desconto para os produtos disponíveis na sua Landing Page personalizada.
A dica é criar um desconto real para o período e associá-lo a um prazo, aumentando a probabilidade do comprador fazer uma aquisição imediata para aproveitar o período. Além disso, aproveite para combinar sua campanha e seus banners com uma identidade visual limpa, clara e confortável, sempre se utilizando dos sentimentos e valores da data.
Dica do especialista
Remarketing – Criando um Público Alvo eficiente
Como nós já falamos, é essencial criar uma ação personalizada para a data. Mas como eu posso realmente fazê-la? Por meio do Google Analytics, você pode segmentar e exibir suas peças de remarketing para um público específico do seu site.
Vamos supor que você esteja fazendo uma megapromoção de dia dos pais na categoria de perfumes. Não seria mais eficiente se você conseguisse um CPC mais agressivo somente para usuários que navegaram pela categoria de perfumes do seu site?
Com o critério ‘Público-Alvo’ do Analytics integrado à sua campanha de Adwords é exatamente esse o resultado! Por isso, use e abuse dos filtros para conseguir encontrar o público-alvo certo para a sua campanha.
Achou interessante? Para encontrar essa área no seu Google Analytics, vá em “Administrador > Definições de Público > Públicos” e faça sua personalização para direcionar melhor seus investimentos.
Aproveite a data para fazer seus lançamentos
Datas especiais, como Natal, Ano Novo ou Dia dos Namorados, são excelentes períodos para fazer lançamentos e anunciar produtos novos.
No Dia dos Pais, não é diferente. Você pode aproveitar a data para anunciar uma nova coleção, oferecendo aos clientes a oportunidade de presentear alguém tão querido com um item novo, único e superespecial.
Combinar o lançamento com promoções e descontos é uma dica completa e certeira para ter sucesso nessa data.
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E-Mail Marketing: siga seu público
Embora muita gente acredite que os e-mails se tornaram obsoletos, os correios eletrônicos continuam possuindo uma gigantesca base de usuários. Convergindo com a área de Social Media, esse ramo do marketing digital é responsável por estreitar as relações entre empresa e cliente, ajudando a criar um bom relacionamento e a estabelecer uma conversa direta com clientes e compradores.
Antecipe-se
Os e-mails são essenciais para você se manter presente na vida de um comprador, já que constroem uma relação mais próxima e direcionada. Se você deseja fidelizar um cliente, nutri-lo com informações relevantes te dá uma posição de destaque, principalmente se isso for feito de forma criativa e antecipada.
É natural que, quanto mais próximo da data especial, maior seja a busca sobre as melhores opções de presente.
Por isso, experimente oferecer informações adiantadas como artigos e instruções criativas para escolher as melhores opções de presente, aproveitando a oportunidade para apresentar seus produtos.
Já que o dia dos pais acontece no segundo domingo de agosto, tente enviar suas informações ainda no início de Julho, te deixando alguns passos à frente da concorrência.
Crie diferentes tipos de e-mail promocional
Mais do que apenas gerar uma lista de e-mails, é essencial administrá-la adequadamente, facilitando na hora de segmentar o público e de personalizar as ofertas. Após ter bem definido o interesse de cada usuário, crie promoções específicas para o público.
Uma única data pode ter diversas variações de campanha, garantindo que ela atenderá exatamente à realidade do comprador.
Se você não possui informações o suficiente para filtrar sua lista nessa data, é possível investir em promoções que atendem a todos os públicos, como os descontos 2×1 e as seleções de melhores presentes para o dia dos pais.
Caso você possua uma lista de e-mails mais segmentada, experimente oferecer um desconto especial diretamente para os pais, garantindo que eles possam se auto-presentear como a oferta.
Seguindo nossas dicas você garante que sua loja virtual esteja pronta para conquistar resultados ainda melhores nesta data tão especial. Está esperando o que para colocar esses passos em prática?
Com times especializados, fica muito mais fácil pensar em soluções completas, práticas e pensadas sob medida para o seu negócio, gerando exatamente o que você espera: resultados! Ainda não tem uma equipe focada no seu crescimento? Entre em contato com a gente e venha descobrir como se tornar um case de sucesso.