Copywriting: a arte de transformar palavras em negócios

duas mãos digitando em uma máquina de escrever em cima de uma mesa de madeira com uma xícara de café do lado copywriting

Saber como se comunicar de forma prática e eficaz é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelo mercado de trabalho. 

Quando mensagens são captadas, compreendidas e transformadas em ações, podemos dizer que aquela peça publicitária, campanha online ou texto conseguiu convencer o leitor a realizar uma ação, seja ela voltada para o consumo de informações, produtos ou serviços. 

Isto é o que o copywriting tem feito nas últimas décadas, dentro e fora do Brasil. Se você nunca ouviu falar da estratégia de marketing que mais tem crescido, chegou a hora de saber:

  • O que é Copywriting
  • Onde ele pode ser aplicado
  • Quais são as vantagens para a sua empresa

O que é copywriting

moça fazendo anotações para ter mais ideias para seus projetos de copywriting

A definição de copywriting pode gerar algumas dúvidas em um primeiro momento, mas logo fica nítido o objetivo dessa estratégia de conteúdo para gerar conversões e vendas.Esse termo se tornou mais presente no vocabulário das grandes empresas por causa dos benefícios que consegue trazer a curto, médio e longo prazo. 

Copywriting consiste em textos que são produzidos com o objetivo de gerar vendas e conversões. Ele também é conhecido como “escrita persuasiva”.  

O profissional responsável pela produção deste conteúdo convence o leitor a comprar um produto ou assinar um serviço por meio de uma comunicação próxima, pessoal e voltada para resultados. 

Como a atenção do leitor está cada vez mais difusa,  o copywriter, como é chamado, tem a função de captá-la e transformá-la em ações práticas que visem o aumento do ticket médio de empresas. 

Onde ele pode ser aplicado

Existe uma infinidade de canais onde a escrita persuasiva encontra espaço para se manifestar e gerar resultados. 

Redes sociais, campanhas do Google Ads, artigos para blog, landing pages, e-mails marketing, anúncios voltados para publicidade online. 

Enfim, as possibilidades de adaptar o copywriting para todas essas estratégias de marketing digital são inúmeras, permitindo que a sua comunicação seja mais direta e assertiva.  

Quais são as vantagens para a sua empresa 

Moça fazendo anotações e checando dados no smartphone enquanto pensa em novas estratégias de copywriting

As vantagens do copywriting vão desde a comunicação mais personalizada e focada no que o consumidor procura até a melhora do posicionamento nos motores de busca quando é trabalhado em conjunto com o SEO.A partir do momento que você decide incluir a estrutura de copywriting dentro do seu negócio, sua empresa começa a experimentar as seguintes mudanças:

Comunicação personalizada

A quantidade de informações disparadas em e-mails marketing e anúncios geralmente não atende aos interesses de quem recebe esses comunicados. 

Muitos textos são genéricos e não engajam o leito, nem procuram se aproximar dele (a) no sentido de construir uma relação de confiança e parceria. 

Quando o copywriting é aplicado nessas peças de conteúdo, logo todo o discurso muda. O que era mais um e-mail com cara de spam agora se torna uma conversa natural e instigante, repleta de propostas de valor e empatia. 

Isso acontece porque os profissionais da área conhecem o perfil daquela pessoa e sabem quais são os gatilhos mentais para vendas que pode usar para fazê-la se aproximar e realizar uma conversão. 

Enquanto alguns exploram a reciprocidade e o compromisso, outros usam da autoridade e da escassez para gerar reações mais rápidas e automáticas no leitor. 

 Conteúdo de qualidade

Você já parou para pensar como a qualidade de um conteúdo está associada à mensagem que ele está transmitindo e ao cuidado com que ele é produzido?

Um bom texto de copy direcionado para propor uma solução para um problema, sem erros gramaticais e linguagem clara e acessível consegue se diferenciar dos demais pelo seu profissionalismo e valor que transmite. 

Melhora do posicionamento orgânico (SEO)

Quem já trabalha com SEO visando a melhora do seu posicionamento orgânico sabe o quanto é importante que o conteúdo não atenda apenas aos requisitos do Google. 

Ele também deve se útil ao leitor, respondendo uma dúvida para um problema ou informando mais a respeito de um produto ou serviço. Ao aproveitar as duas técnicas (SEO + Copywriting) você consegue fazer a sua empresa sair na frente da concorrência e se destacar num mercado tão competitivo quanto é o de marketing digital.            

Conversões mais rápidas 

Toda empresa lida com problemas que estão ligados à dificuldade de se comunicar com seus clientes e ter em troca a compra de um produto ou a assinatura de um serviço. 

Ao adotar exemplos de copywriting em seus e-mails que chamem a atenção do leitor e mostre para ele que existe um caminho para resolver seus problemas, a probabilidade desse usuário se tornar um lead qualificado é ainda maior.

Leads mais qualificados 

Pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços têm potencial para se transformarem em consumidores fiéis. 

Tudo o que você precisa fazer é investir na comunicação persuasiva dia após dia, disparando e-mails que sejam úteis e relevantes, landing pages profundas que convertem e geram valor desde as primeiras até as últimas linhas de conteúdo. 

Agora que você já conhece os motivos para investir em copywriting e quais são os retornos que ele pode trazer para a sua empresa, aproveite também para conferir nosso artigo sobre UX Design, outra área que está em alta no mercado e que pode melhorar a experiência dos seus clientes em diversos dispositivos, seja o computador, tablet ou celular. 

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