Como aumentar minha taxa de abertura em e-mail marketing

O primeiro desafio para quem possui e-mail marketing como estratégia é justamente a taxa de abertura. É preciso saber o que fazer para que a sua mensagem seja notada em meio a tantos e-mails que um usuário recebe. E é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Existem algumas ações que podem ajudar a aumentar o engajamento em seus e-mails, alguns são voltados para aumentar a taxa de abertura (que é a métrica mais importante, porque se o e-mail não for aberto, não gera resultado) e outros para cliques. Saiba quais são elas a seguir!

5 dicas para aumentar a taxa de abertura

A melhor forma de melhorar a sua estratégia de e-mails marketing é observar o engajamento do público com seus e-mails e procurar maneiras de melhorar a taxa de abertura e de cliques. Abaixo, vamos apresentar cinco dicas fundamentais para potencializar a sua estratégia:

1- Mantenha sua lista atualizada

Quando o e-mail é relevante somente para uma parte mínima da base, ele pode ser considerado como spam. Quando eles caem na caixa de spam do cliente, provavelmente significa que a sua base está desengajada ou desatualizada.

Na hora do usuário se inscrever, é preciso questionar se ele tem interesse em receber e-mails marketing de sua marca, e confirmar novamente em um segundo e-mail, técnica que é chamada de opt-in e double opt-in nessa ordem.

Uma boa prática é enviar comunicados questionando se o usuário ainda tem interesse em receber e-mails. Além disso, o opt-out, aquela opção de cancelar inscrição dos e-mails, deve estar sempre em evidência em todos os e-mails enviados, geralmente no final do comunicado.

2- Segmente sua base de contatos

Outra prática importante é segmentar a sua base de contatos na hora de realizar o disparo de e-mail marketing. A segmentação faz com que os conteúdos enviados sejam relevantes para o cliente que irá receber o e-mail.

Segundo uma pesquisa da Lyris Annual Email Optimizer Report, marcas que segmentam a base de contatos antes de enviar e-mails marketing possuem uma taxa de abertura 39% maior e 28% menos recebimento de usuários que optam por não receber mais seus comunicados.

3- Utilize ferramentas de e-mail marketing

Usar ferramentas de e-mail marketing é fundamental para trabalhar com este tipo de estratégia. Um software possibilita criar, editar e automatizar as ações de e-mail, além de possibilitar mensurar métricas, como taxa de abertura e de cliques.

Com uma ferramenta de e-mail marketing, o seu trabalho é otimizado e a sua base fica atualizada sem muito esforço, além de ser mais prático de segmentar o público com base em seus interesses. Além disso, o software também ajuda na segmentação de listas. Sem uma ferramenta apropriada, seria necessário uma filtragem no Excel, por exemplo, que pode ser mais trabalhoso quando a sua lista de contatos é muito extensa.

4- Crie um título impactante

A primeira coisa que o usuário visualiza em sua caixa de entrada é o assunto do e-mail. Por isso, o título deve ser impactante, para que o usuário tenha interesse e abra o conteúdo. Assuntos curtos (quando o título é muito longo, ele pode ser cortado e ignorado), títulos com emojis e palavras que despertam o interesse do cliente possuem uma taxa de abertura mais alta. De acordo com dados de pesquisa da Forbes, marcas que utilizam emojis no título do e-mail possuem uma taxa de abertura 56% mais alta do que marcas que não utilizam.

Mas para chegar no tipo ideal de e-mail, é preciso fazer testes A/B com a sua base. Na hora de enviar o comunicado, basta dividir a sua base em duas partes e fazer o envio separado, com títulos diferentes, e depois analisar qual deles teve uma taxa de abertura maior.

Outra tática utilizada no e-mail marketing é colocar o nome da pessoa no assunto do e-mail, que pode ser feito em uma ferramenta de disparo de e-mails. Segundo a HubSpot, quando as marcas colocam o nome do cliente no conteúdo, as taxas de abertura e de cliques aumentam.

5- Utilize uma Call to Action atrativa

Uma boa Call to Action (Chamada para Ação) pode ajudar – e muito! – na taxa de cliques. O CTA é famoso por fazer com que o cliente interaja com o conteúdo de seu e-mail, são os “botões” que direcionam o leitor a uma ação específica.

Para descobrir se o seu CTA é bom, basta reparar em quantos usuários clicaram no link que você encaminhou dentro do e-mail marketing, seja para comprar algum produto ou visitar a sua página em busca de mais informações, por exemplo. Verbos no imperativo, palavras que remetem à urgência e escassez costumam funcionar em um CTA.

Para colocar em prática tudo que você aprendeu neste artigo, uma ideia interessante é contar com especialistas em e-mail marketing e em outras ferramentas de automação. Entre em contato com a agência Yooper, trabalhamos com estratégias de marketing digital, utilizando ferramentas completas e mais do que essenciais para gerenciar e automatizar técnicas a favor do seu negócio!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo