O marketing de influência é uma estratégia que envolve a criação de conteúdo por influenciadores, embaixadores de marca e, até mesmo, os próprios consumidores do serviço ou produto. Mas como usar essa ferramenta do jeito certo? Continue lendo e descubra como a Yooper pode te ajudar nesse processo.
Introdução ao marketing de influência
Apesar de parecer uma estratégia recente, o marketing de influência já é uma realidade, sendo uma das principais formas de fazer marketing digital atualmente, e quem ainda não está o implementando em seu negócio já ficou para trás. É uma estratégia que permite que as marcas se conectem diretamente com seu público alvo de uma forma completamente autêntica e convincente.
Através do influenciadores digitais as empresas conseguem moldar opiniões, construir confiança e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Crescimento e evolução do marketing de influência
Podemos dizer que o marketing de influência é de fato um fenômeno. E, ao contrário do que muitos pensam, ele não surgiu por conta dos influenciadores. Na verdade, foi graças aos consumidores.
O padrão de consumo muda o tempo inteiro, e uma das mudanças mais drásticas que aconteceu nos últimos anos é que os consumidores se tornaram cada vez mais céticos em relação à publicidade tradicional.
Essa percepção dos meios de divulgação tradicionais causou um distanciamento entre empresa e cliente final. Logo, as marcas entenderam que seria necessário mudar a abordagem e procurar formas mais autênticas e confiáveis de se conectar com seu público-alvo.
E o conteúdo produzido pelos influenciadores caiu com uma luva! Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo marketplace de influenciadores Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam essa estratégia afirmam que ela traz clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da marca.
Os profissionais que participaram da pesquisa se mostraram extremamente satisfeitos com o retorno sobre o investimento (ROI) do trabalho com influenciadores, apontando receitas de, em média, US$ 6,50 para cada dólar investido.
Na mesma pesquisa, 22% dos participantes apontaram o marketing de influência como o método mais rápido de aumento de aquisição de clientes, superando a busca orgânica, citada por apenas 17% dos entrevistados.
Estratégias de colaboração
Parceria com influenciadores digitais
A primeira e mais comum das estratégias de marketing de influência é a parceria com os criadores de conteúdo profissionais. Ela funciona através da colaboração direta entre uma empresa e um criador de conteúdo.
A partir do briefing e dos objetivos passados pela marca, o influenciador irá promover um produto, serviço, ou fazer uma campanha específica para aquela empresa.
Contudo, para que essa estratégia funcione, é importante que a marca escolha um influenciador que realmente tenha uma comunidade relevante e condizente com seu público-alvo, além de ser compatível com o produto.
Ainda, é essencial que o influenciador tenha valores alinhados com os valores da empresa contratante, pois uma dissonância entre ambos pode atrapalhar a campanha.
Embaixadores de marca
Outra estratégia comum de marketing de influência é quando a marca faz uma parceria de longo prazo com influenciadores. Os influenciadores se tornam embaixadores da marca e conseguem criar um relacionamento próximo e duradouro com a empresa.
Essa parceria de longo prazo ajuda a aumentar a visibilidade e a credibilidade da marca perante o público-alvo dos influenciadores. Como eles têm uma conexão genuína com a marca, essas recomendações acabam sendo vistas como mais autênticas e confiáveis pelos seguidores.
Conteúdo gerado pelos usuários (UGC)
Por fim, temos uma estratégia baseada no público que já compra e consome da marca. Para fazer isso, a empresa precisa incentivar seus consumidores a criar e compartilhar conteúdo com os produtos que comprou ou com a visita que fez a um estabelecimento físico.
É interessante que a marca reposte esses conteúdos nas suas próprias plataformas por dois motivos: primeiramente, incentiva mais usuários a criarem conteúdo por quererem ser repostados no perfil da marca.
E, em segundo lugar, dessa forma mostra aos usuários que seguem a marca nas redes sociais o conteúdo gerado por outras pessoas, criando uma relação autêntica e real com seus seguidores e clientes.
Lembrando que uma estratégia não exclui a outra e elas podem ser aplicadas tanto individualmente quanto combinadas, dependendo dos objetivos de publicidade da empresa.
Impacto nas decisões de compra
O marketing de influência tem um grande impacto nas decisões de compra do cliente final. Um estudo recente, produzido pela Nielsen, revelou que 92% dos consumidores têm mais confiança em recomendações de influenciadores que já conhecem do que nas publicidades convencionais.
Isso acontece porque os influenciadores digitais têm a capacidade de criar conteúdos que de fato se conectam com seus seguidores. Quando compartilham suas opiniões e experiências com produtos, afetam diretamente as escolhas dos consumidores.
É extremamente importante que as parcerias entre marcas e influenciadores sejam transparentes. Pois quase metade dos consumidores prefere quando os influenciadores realmente usam e testam os produtos antes de recomendá-los.
Essa autenticidade aumenta a credibilidade e faz com que as pessoas se sintam mais seguras para realizar compras baseadas nessas recomendações.
O marketing de influência oferece diversos benefícios para sua empresa, além de impactar as decisões de compra dos consumidores, pode auxiliar no posicionamento da sua marca como uma autoridade no ramo e muito mais!
A Yooper oferece um serviço personalizado de marketing de influência, com um time de especialistas acompanhando e analisando as melhores práticas para sua marca. Saiba mais sobre essa solução e alavanque suas vendas!